segunda-feira, 16 de abril de 2012

Jornal da Cidade retrata a realidade das academias ao ar livre...

Neste final de semana foi publicado no Jornal da cidade:


Espaços para adultos viram parquinhos infantis.
Isso nos demonstra duas coisas: Falta de Planejamento para implantação das academias e falta de espaço de lazer para as crianças.

Eu respeito mais do que sou respeitado...

O trânsito em Poços de Caldas é diariamente notícia e na maioria das vezes, não são notícias agradáveis.

A Educação no trânsito é de fundamental importância para o exercício da cidadania. Só assim será garantido o direito de ir, vir e e permanecer em espaços e vias públicas com a devida segurança. Mas não podemos deixar de assumir com responsabilidade os deveres, ser gentil, respeitar o direito dos outros e sempre cooperar para que possamos transformar as vias em espaços de convivência saudável.
Mas necessário se faz que bons exemplos sejam dados. Já registramos aqui, carro oficial na contra mão, carro oficial com passageiro sem cinto e agora vamos registrar o Caminhão do corpo de Bombeiros parado em fila dupla com objetivo de utilizar o hidrante. Isso aconteceu em plena Rua Assis Figueiredo entre 17h 30 min e 18h.
 Mas, devemos salientar que tinha espaço para estacionar.

Velório da zona sul continua fechado e prefeito tenta justificar... em vão

Saiu no Jornal de Poços ontem (15/04/2012) matéria sobre o fechamento do Velório da zona sul.
O Sr. prefeito logo tentou dar sua versão do caso, escrevendo o seguinte em seu mural no facebook:
Hoje saiu matéria no Jornal de Poços, conforme imagem, onde o morador José Ronaldo fala sobre uma reforma feita por um vereador enquanto era secretário municipal de Obras. Queremos dizer que não ficamos satisfeitos com a reforma. O espaço não se encontra abandonado. Recentemente estivemos lá e conferimos tudo de perto. Em um outro ambiente que fica na mesma área, porém independente, funciona o projeto Florart cuja função não é cuidar do patrimônio mas desenvolver trabalho social com mulheres da região.

Nota do blog:
Prefeito tenta justificar matéria do Jornal de Poços , que retrata a realidade do velório municipal do Conjunto Habitacional Dr. Pedro Afonso Junqueira. Ele pode até tentar justificar, mas não nos convence. O velório está fechado há muito tempo, ninguém sabe o porque aquele espaço foi fechado.
A respeito da reforma, o Sr. prefeito diz que não ficaram satisfeitos com a mesma. Quem não ficou satisfeito? Se a reforma não ficou de acordo com a necessidade, por qual motivo não solicitaram os responsáveis pela obra para dar explicações? Dinheiro jogado fora, e a comunidade continua aguardando a abertura do mesmo.
Isso só demonstra o respeito que essa administração tem para com o cidadão.
 Pense bem nisso na hora do voto, precisamos de alguém que pense no cidadão durante toda a gestão.

sábado, 14 de abril de 2012

ACONTECE AMANHÃ: POÇOS NA LINHA, caminhada pela volta do nosso trem.

               Dia: 15/04/2012 (domingo)
               Saída: 09:00 
               Local :
Estação Central, Poços de Caldas, (vulga FEPASA)


<>
 Foto: reprodução do Grupo POÇOS NA LINHA
Caminhada/Pedalada pela antiga linha do trem, saindo do centro de Poços de Caldas, indo até a ponte sobre o Rio das Antas.
Nossa intenção é mobilizar toda a sociedade de Poços de Caldas, a fim de reavermos nossa linha de trem.
Existe verba federal para isto. Só falta mobilização e vontade política.
Domingo é a nossa chance de mostrar que queremos e podemos ter nossa linha de trem de volta.

PARTICIPEM!!!

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Foram entregues casas depredadas no Bairro Vila Matilde

Dia sete de abril estivemos no Bairro Vila Matilde para conferir denúncia de depredação. Tudo foi registrado e postado no blog.
Hoje estivemos conferindo se haviam consertado as casas depredadas, que nada! Encontramos muitas outras no mesmo estado.

Administração omissa= bairros esquecidos

Recebemos uma reclamação do Bairro Chácara dos Cravos, que  na Rua Eduardo Vasconcelos Perderneiras, defronte ao n° 148 encontra-se um bueiro entupido que tem causado transtorno aos moradores daquela rua.
Faz um mês que aguardam providências e até agora nada de solução. Como pode ser visto o bueiro tem água parada e de acordo com a reclamante, esta água está cheia de larvas.
Ao solicitar resolução para o problema, recebem como resposta: sem previsão.
É ou não é imissão?

Falta de remédios: mais uma vez a culpa é do fornecedor...

Saiu manchete hoje no Jornal Mantiqueira: Atraso na entrega deixa farmácia central sem medicamentos.
Reprodução do Jornal Mantiqueira 

O problema foi na entrega? Estão levando mais de dois meses para conseguir chegar com os medicamentos em Poços de Caldas? É um absurdo, falta de consciência, porque a doença evolui, ela não pára feito um "relógio sem corda", "um carro sem combustível", assim que dá corta ou abastece, funciona normalmente.
Tem pessoas que estão em tratamento e quando este é interrompido, perde todo o efeito e ao voltar tomar a medicação, inicía-se na estaca zero.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Alunos do CEI Acalanto continuam sendo atendidos em creche particular

Saiu no Colunão do Jornal Mantiqueira  do dia 04/04/2012, que A Creche Acalanto está interditada.
Conforme apuramos , os alunos estão sendo atendidos em uma Creche particular Espaço Recreativo Criança e Cia.
O Acalanto funciona em uma casa  antiga e o vazamento de uma caixa dágua em um  final de semana causou muitos estragos.
Só nos resta saber, por quanto tempo os alunos serão atendidos em outro espaço? E se a prefeitura terá que pagar por utilizar uma creche particular?
 Diga-se de passagem que a creche particular pertence a própria coordenadora do Acalanto.

Aulas de MUAY THAI no Jardim Country Club



A história do Muay-Thai caminha junto com o povo tailandês que utilizava selvagemente a técnica de luta nos campos de batalha. Posteriormente o Muay-Thai evoluiu e foram criados regras e regulamento tornando-se a favorita “brincadeira e passatempo” da população tailandesa, do exército e do Rei (BARBOSA, 2007).
    De acordo com ALMEIDA e NAVARRO, (2007) o Muay-Thai é conhecido no Brasil também como Boxe Tailandês e os golpes mais utilizados na modalidade são: os socos, chutes circulares (sempre aplicados com a canela), chutes frontais, joelhadas frontais, laterais, saltando e em clinch, cotoveladas horizontais, diagonais e no ar, e o clinch que é aplicado prendendo o oponente em torno do pescoço ou em torno do corpo, para poder aplicar os golpes.
Fonte: http://www.efdeportes.com/efd129/a-preparacao-psicologica-de-lutadores-de-mixed-marcial-arts.htm

Vergonha: Calçadas no centro da cidade..

Nem vamos mais tocar no assunto da lei da acessibilidade. porque o que está faltanto é responsabilidade, compromisso e bom senso.

Confira: Lei Municipal reserva benefícios a idosos


Estamos de olho, para que a Lei seja realmente cumprida. Quem sabe agora os idosos que estão há mais de 20 anos na fila aguardando um "cantinho para chamar de seu", sejam finalmente contemplados.

Diabéticos ficam sem o remédio Glicazida dois meses consecutivos...

A medicação  GLICAZIDA, utilizada por portadores de diabetes  Mellitus tipo II, cuja função é restaurar  a secreção máxima de insulina na presença de glicose e aumentar a segunda fase de secreção de insulina, está em falta nos postos de saúde de Poços de Caldas.
A falta de medicamentos é motivo de constantes reclamações da população este especificamente é muito caro R$150,00 e a maioria dos usuários não podem comprar.
 A falta de diversos medicamentos vem acontecendo há tempos e a prefeitura justifica dizendo que é problema com o fornecedor.
Então já passou da hora de resolver essa situação, o que não pode é os usuários correrem risco de vida por falta de medicamentos.
Está na Constituição: todo cidadão brasileiro tem direito à saúde. Esse direito inclui, além de atendimento médico e hospitalar, os medicamentos, gratuitamente.

Lei federal n°11.347, de 27 de setembro de 2006

Dispõe sobre a distribuição de medicamentos e materiais necessários à sua aplicação e à sua aplicação e à monitoração da glicemia capilar aos portadores de diabetes inscritos em programas de educação ao diabéticos.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Terreno Ocioso: Sinônimo de depósito de lixo

O respeito com o meio ambiente não faz parte do cotidiano de boa parte dos poçoscaldenses. Em todo e qualquer lugar, um irresponsável teima em jogar seu lixo, entulho, móveis, animais mortos.
Os lugares mais freqüentes são terrenos baldios onde o mato toma conta do espaço, terrenos estes que não tem cerca ou muro e também locais mais afastados das comunidades, estradas visinais etc. Os terrenos pertencentes ao Município não fica de fora porque a própria prefeitura que deveria dar exemplo, deixa terrenos sujos trazendo contratempos aos vizinhos.

Hotel desativado: Placa de trânsito sem serventia...

Um Hotel desativado na Av. Francisco Salles há um certo tempo, tem uma placa na porta de entrada indicando que o local está fechado por motivo de reforma, o que não condiz com a verdade.
Recebemos fotos de um motorista que está indignado com a falta de local para se estacionar no centro da cidade e defronte a este hotel permanece a placa de embarque e desembarque.
Bem que o DEMUTRAN poderia conferir o local e retirar a placa, assim sobra mais vagas aos motoristas.

Velório Municipal necessita de mais atenção dos órgãos competentes

O velório Municipal é alvo de reclamação faz tempo e com toda razão. Fomos conferir e realmente aquele espaço carece mais atenção.
O perigo de alguém que está velando um ente querido se tornar vítima de algum animal peçonhento é grande, porque o mato está tomanto conta de toda área externa e o risco deste, ser o próximo a ser velado não é descartado.
O acesso aquele espaço público é complicado, porque fizeram calçada só em um lado. Do outro, o mato alto ocupa o espaço.
Somente o estacionamento de cima pode ser utilizado, porque o estacionamente de baixo está tomado pelo mato, assim sendo sem alternativa os motoristas estacionam na rua, o que fica complicado porque a mesma é estreita.
Quando sai o funeral, algumas pessoas acompanham a funerária de carro e outras seguem a pé e aí o tumulto é geral, pois não estruturaram o espaço entre velório e portão principal do Cemitério da Saudade.
Esperamos que o secretário de Serviços públicos olhe para aquele espaço e tome providências urgentes.

sábado, 7 de abril de 2012

Vila Matilde ainda não foi inaugurada e os problemas já se fazem presentes...

Fotos: Equipe de prontidão

Segundo notícia postada pelo Sr. Prefeito em seu mural no facebook, a Vila Matilde será inaugurada no dia 14 de abril, ainda segundo o mesmo cerca de 10 famílias conseguiram autorização para se mudarem antes da inauguração.
O certo seria ter liberado para todos os contemplados ocuparem seus imóveis, antes da “festa de inauguração” que nada mais é um falatório, sorrisos forçados para fotos e descerramento  da placa de inauguração.
Porque enquanto fazem média para entregarem as casas, vândalos aprontam. Independente de ser da empreiteira a responsabilidade de entregar as casas em ótimas condições de uso é um absurdo ver que não fazem nada para inibir tais atitudes.
Outra coisa que nos chamou a atenção foi à qualidade do asfalto, uma vez que já apresenta buracos.
Sabemos da felicidade dos contemplados  e entendemos a tristeza daqueles que esperam por uma oportunidade desta há mais de 20 anos.
O que não aceitamos é ver uma situação dessa e nenhuma atitude ser tomada, não podemos ser conivente com a situação, isso só nos mostra o quanto Poços está carente de Políticas Públicas.
"Ressaltar a importância das políticas públicas nos dias atuais "Estado Necessário", para que tenhamos uma melhor visão ética e moral dos valores adquiridos, principalmente aos trabalhos das políticas públicas a serem desenvolvidas e aplicadas em prol do desenvolvimento sustentável do nosso país. Pois somente acreditamos que um país só será reconhecido e bem desenvolvido a partir das políticas públicas aplicadas em prol de uma vida melhor de toda sociedade. *Pedro Almeida Filho."

Cerca colocada no Aeroporto Municipal, descaracteriza prédio e impede acesso de visitantes....


Aquele espaço é muito utilizado por moradores da zona sul para se exercitar e aos finais de semana local de lazer com a família, já que a zona sul carece de espaço assim.
Não sabemos o motivo real que levou o administrador do local, Comandante Lara a mandar fechar o locar com uma cerca. Notícias dão conta que o espaço estava sendo utilizado de forma inadequada por alguns aventureiros. 
Qual a melhor forma de se livrar de aventureiros? Privar a comunidade e turistas de utilizar o local como área de lazer e esporte, bem como ponto turístico?
Será que um guarda municipal para tomar conta do local não seria a melhor atitude?
A zona sul carece de área de lazer, de atenção, de respeito.  Não podemos aceitar uma atitude dessas onde além que privar as pessoas de usufruir do espaço, acaba por descaracterizar o local.
A Cidadania não é atitude passiva, mas ação permanente em favor da comunidade” . Tancredo neves
Fotos: Equipe de prontidão

O Aeroporto Municipal de Poços de Caldas Embaixador Walther Moreira Salles, foi inaugurado em 1937, tem um prédio belíssimo de construção estilo mexicano que encanta os visitantes. Mas essa beleza está perdendo todo encantamento com a construção arcaica de uma cerca, a qual proíbe o acesso aos fundos do prédio citado.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Como está o funcionamento do PSF em seu Bairro?

A origem do Programa Saúde da Família ou PSF no Brasil, conhecido hoje como "Estratégia da Saúde da Família", por não se tratar mais apenas de um "programa", teve início, em 1994 como um dos programas propostos pelo governo federal aos municípios para implementar a atenção primária.
O PSF pode contribuir muito para a melhoria das ações no tratamento e atenção aos que estão envolvidos no processo saúde/doença através da visita domiciliar seja ela realizada por Agentes Comunitário de Saúde (ACS) ou enfermeiros sempre visando atividades humanas e acolhedoras criando laços de confiança ao usuário no seu ambiente familiar.
Mas diariamente recebemos reclamações sobre o funcionamento dos mesmos.
Ontem recebemos reclamações do Jd Kennedy Kennedy I, uma pessoa que saiu do hospital do Coração Santa Lúcia no dia 16 de março e que precisa de repouso absoluto por 30 dias, precisa fazer a aferição da pressão todos os dias. O serviço foi solicitado ao PSF e até na data de ontem o tecnico de enfermagem só havia comparecido a residência da solicitante  duas vezes.
Onde está a humanização deste serviço?
Já no Jardim Novo Mundo, os moradores utilizam o Posto de Saúde do Jardim Country Club. E todo o mês os hipertensos precisam comparecer ao Posto de Saúde citado para aferir a pressão e de posse da carteirinha precisam se dirigir até a farmácia que se localiza no Bairro São Jorge para a retirada dos medicamentos, isso quando encontram todos, né? Porque é constante a falta de medicamentos e sempre dão a mesma desculpa. Problemas com o fornecedor.
Já no Parque das Nações, fecharam o PSF local e os moradores precisam se deslocar até o Bairro São Sebastião.
Um morador do bairro São Sebastião, tinha um exame de eletroencefalograma para fazer que foi agendado para o dia 20 de março. Ao chegar na Rua Amazonas na Casa do Hipertenso onde foi agendado para o exame ser realizado, verificaram que a responsável pelo agendamento, fez encaminhamento para eletrocardiograma e pasmem foram 12 encaminhamentos errados. Portanto 24 pessoas ficaram sem fazer exames, pois os encaminhamentos foram trocados.
No Bairro Esperança, ficaram sem médico durante todo o mês de março porque a médica do PSF casou e deve ter aproveitado entrado de férias e não encaminharam ninguém para substituí-la.
Já no Hosapital Margarita Morales o raio-x está quebrado.
Depois dizem que aqui tem qualidade de vida!!!

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Creche Municipal Acalanto foi interditada pela Defesa Civil

A Creche Municipal Acalanto foi interditada pela Defesa Civil na manhã desta segunda-feira 2/04/2012.
Conforme conseguimos apurar, foi um problema com  a caixa d'água que acabou alagando toda a creche.
Os alunos foram remanejados para uma Creche particular  "Espaço Recreativo Criança e Cia" que se localiza na Rua Ouro Preto, tendo como proprietária a própria coordenadora do Acalando: Goreth.
O que queremos saber é quando que a prefeitura vai se atentar para os reparos nos próprios municipais. Pois não faz muito tempo que essa mesma unidade foi notícia por conta da queda da grade, o que acabou ferindo algumas crianças.
Por sorte o ocorrido de hoje, foi enquanto a creche ainda estava fechada. Já pensou o pânico das crianças se a creche estivesse em horário de funcionamento?