quarta-feira, 4 de abril de 2012

Como está o funcionamento do PSF em seu Bairro?

A origem do Programa Saúde da Família ou PSF no Brasil, conhecido hoje como "Estratégia da Saúde da Família", por não se tratar mais apenas de um "programa", teve início, em 1994 como um dos programas propostos pelo governo federal aos municípios para implementar a atenção primária.
O PSF pode contribuir muito para a melhoria das ações no tratamento e atenção aos que estão envolvidos no processo saúde/doença através da visita domiciliar seja ela realizada por Agentes Comunitário de Saúde (ACS) ou enfermeiros sempre visando atividades humanas e acolhedoras criando laços de confiança ao usuário no seu ambiente familiar.
Mas diariamente recebemos reclamações sobre o funcionamento dos mesmos.
Ontem recebemos reclamações do Jd Kennedy Kennedy I, uma pessoa que saiu do hospital do Coração Santa Lúcia no dia 16 de março e que precisa de repouso absoluto por 30 dias, precisa fazer a aferição da pressão todos os dias. O serviço foi solicitado ao PSF e até na data de ontem o tecnico de enfermagem só havia comparecido a residência da solicitante  duas vezes.
Onde está a humanização deste serviço?
Já no Jardim Novo Mundo, os moradores utilizam o Posto de Saúde do Jardim Country Club. E todo o mês os hipertensos precisam comparecer ao Posto de Saúde citado para aferir a pressão e de posse da carteirinha precisam se dirigir até a farmácia que se localiza no Bairro São Jorge para a retirada dos medicamentos, isso quando encontram todos, né? Porque é constante a falta de medicamentos e sempre dão a mesma desculpa. Problemas com o fornecedor.
Já no Parque das Nações, fecharam o PSF local e os moradores precisam se deslocar até o Bairro São Sebastião.
Um morador do bairro São Sebastião, tinha um exame de eletroencefalograma para fazer que foi agendado para o dia 20 de março. Ao chegar na Rua Amazonas na Casa do Hipertenso onde foi agendado para o exame ser realizado, verificaram que a responsável pelo agendamento, fez encaminhamento para eletrocardiograma e pasmem foram 12 encaminhamentos errados. Portanto 24 pessoas ficaram sem fazer exames, pois os encaminhamentos foram trocados.
No Bairro Esperança, ficaram sem médico durante todo o mês de março porque a médica do PSF casou e deve ter aproveitado entrado de férias e não encaminharam ninguém para substituí-la.
Já no Hosapital Margarita Morales o raio-x está quebrado.
Depois dizem que aqui tem qualidade de vida!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog reserva o direito de não publicar comentários ofensivos de caráter pessoal, tampouco xingamentos.
A utilização desta ferramenta é exclusivamente de interesse público.