quarta-feira, 10 de abril de 2013

Hospital Margarita Morales e a realidade...


O prefeito municipal Dr Eloísio nomeou para coordenador Administrativo em janeiro deste ano, Clayton Gonçalves. Militante do Partido dos Trabalhadores há 11 anos, foi membro do Conselho Municipal de Saúde por 7 anos representando os usuários do Sistema Único de Saúde, participou em diversas comissões tais como Finanças, análises e projetos, comitê de mortalidade infantil, atuou em Plenárias e Conferências Nacionais e Estadual representando Poços e região.
Ao assumir a direção do Hospital, o novo Coordenador administrativo destaca: “ Encontrei diversos problemas, cadeiras de soroterapia em péssimas condições de uso, mobiliários antigos e corroídos pela ferrugem, infiltrações e mofo.”
Nós do http://pocosdecaldasdeprontidao.blogspot.com.br registramos por diversas vezes as mazelas encontradas no Hospital Municipal Margarita Morales, isso não é novidade pra ninguém tampouco que aquele local esteve esquecido por muito tempo. Clayton nos  relata a realidade e o que foi possível fazer até aqui:  “Hoje o Hospital é mantido com recurso próprio do município, o que inviabiliza uma reestruturação emergencial em suas dependências e uma manutenção constante no local. Diante das dificuldades e apresentado a Secretaria Municipal de Saúde, o caminho encontrado foi buscar recursos junto ao Ministério da Saúde, com esta iniciativa encaminhamos o projeto de transformação do Margarita Morales em UPA porte I (Unidade de Pronto Atendimento). Esta alteração não irá mudar a forma de atendimento do Hospital, vamos é ganhar com isso, pois o Hospital passará a receber recursos próprios do Ministério para subsidiar o custeio e manutenção. Iremos readequar as dependências em normas estabelecidas, assim a qualidade não só atenderá os usuários do SUS bem como os profissionais que ali trabalham.
Neste intervalo, estamos realizando um serviço paliativo no local, já trocamos algumas telhas quebradas para interromper as infiltrações e pintamos os pontos mais críticos, recepção, sala de triagem, os quartos de observação, entre outros pontos.
O Núcleo de Especialidade agora conta com o serviço de Eletrocardiograma, com isso não será mais necessário encaminhar os clientes da zona sul para o centro, assim redistribuímos as vagas entre UBS - Centro e COHAB. Este serviço contribui aos clientes que necessitam dos laudos, principalmente aqueles que vão realizar alguma cirurgia, o resultado sai em 10 minutos, com isso o cliente deixa o local com o resultado em mãos já pronto para retornar ao médico solicitante.


Nota do Blog: Resta-nos agradecer ao Clayton Gonçalves pelo empenho, dedicação e capacidade. Sabemos que sua escolha para assumir o cargo foi acertada e pra quem utiliza os serviços do HMM e sabe analisar é visível como as coisas mudaram e para melhor.

“Segue muito bem seu curso aquela nave que se vale de piloto muito competente.” (Cícero)
  




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog reserva o direito de não publicar comentários ofensivos de caráter pessoal, tampouco xingamentos.
A utilização desta ferramenta é exclusivamente de interesse público.