quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Pela 14ª vez, PSF do Kennedy I é arrombado esse ano...


PSF do Jardim Kennedy I é arrombado pela 14ª vez
JULIANNE BATISTA
redacao@mantiqueira.if.br

Poços de Caldas, MG, 29/11/12 – Desde que foi transferida para a rua Zircônita, em fevereiro desse ano, a unidade do Programa de Saúde da Família do Jardim Kennedy I já foi arrombada 14 vezes. Só nesse mês, foram cinco vezes que os bandidos invadiram o local, roubaram e bagunçaram todo o espaço. Através da SAB, os moradores, que estão revoltados, pedem uma solução para a falta de segurança.
O PSF já havia sido arrombado no último domingo (25) e ontem (28), quando os funcionários chegaram para trabalhar às 7h se depararam com as salas de enfermagem e dos agentes de saúde reviradas. “Como já levaram tudo de valor que tinha aqui, agora fazem bagunça e roubam material de limpeza, faca de cozinha e ainda fazem a nossa comida e deixam a louça pra gente lavar”, relatou uma das agentes, que terá seu nome preservado.
Segundo ela, a sensação de insegurança é muito grande e os servidores têm medo de encontrar os bandidos pela manhã, já que imaginam que eles passam toda a noite dentro da unidade. “Semana passada, deixaram uma camiseta e um copo usado. O perito veio para tentar identificar. Queremos que isso termine logo”, disse.
Outra questão levantada pela servidora é a questão da segurança do imóvel. De acordo com ela, antes os bandidos entravam pelo vidro do banheiro e depois começaram entrar pela janela da cozinha. “Como não consertaram, eles continuaram entrando por lá. Agora, decidiram que virão amanhã [hoje] colocar apenas um tapume nessa janela”, informou.
O coordenador da Guarda Municipal Marcelo Bastos falou da dificuldade de segurança do local. “Só desse mês, a Guarda já tem quatro ocorrências lá. A Secretaria de Saúde precisa aumentar a segurança com alarme, por exemplo, porque o imóvel é totalmente vulnerável, nem laje tem”, frisou.
Para o coordenador, há duas possíveis soluções. Uma delas seria deixar o guarda lá durante a noite. “Seriam necessários dois guardas por causa da nossa escala, mas isso não é viável porque não temos contingente suficiente”. Outra opção seria o videomonitoramento, entretanto, essa solução também não é viável já que a prefeitura não tem esse sistema implantado.
Diante disso, o que a Guarda Municipal tem feito é passar em frente à unidade em horários alternados para tentar coibir o crime.

Insatisfação
A vice-presidente da Sociedade Amigos de Bairro do Jardim Kennedy I Tereza de Cássia Xavier Gonçalves disse que o problema começou assim que a unidade foi mudada de endereço. “Não procuraram a SAB para ver o que achávamos do imóvel. Alugaram uma casa longe, num valor absurdo de 1.200 reais, que fica na última rua do bairro, onde não há vizinhos. Agora querem que nós tomemos providências sobre essa falta de segurança.
Segundo ela, a casa desse valor teria sido alugada justamente por ser grande para atender toda a comunidade. Entretanto, os agentes do PSF têm usado a igreja católica do bairro para as atividades de fisioterapia e para entregar os remédios. “Tem muitos evangélicos reclamando de ter que ir na igreja católica. Além disso, é no porão e não tem acessibilidade”, relata.
A reportagem tentou agendar uma entrevista com o secretário municipal de Saúde Júlio Balducci, mas não teve retorno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog reserva o direito de não publicar comentários ofensivos de caráter pessoal, tampouco xingamentos.
A utilização desta ferramenta é exclusivamente de interesse público.