quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Desabafo de um diabético


Comemora-se hoje 14 de novembro o Dia Mundial dos Diabéticos, é uma doença sutil que chega sem avisar. Em Poços de Caldas tem o que se comemorar?

O diabetes tipo I está relacionado à genética, à história familiar, e acomete muitos jovens. Já o tipo II é o mais comum, respondendo por mais de 90% dos casos da doença, e atinge pessoas geralmente acima dos 40 anos. “A genética também é uma causa importante, mas o diabetes tipo II está intimamente associado ao estilo de vida moderno. O sedentarismo, os maus hábitos alimentares e a obesidade são fatores fortíssimos que predispõem o aparecimento deste tipo de diabetes. É por isso que estamos vendo cada vez mais jovens vítimas dessa forma da doença”, alerta João Régis Carneiro, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes.
Estima-se que para cada paciente diagnosticado como diabético existe outro que não sabe ser portador da doença, o que configura um perigo muito grande, pois muitos estão hoje convivendo com o diabetes sem receber qualquer tipo de tratamento. Entre os diversos sintomas resultantes do excesso de glicose na circulação sanguínea podemos citar: urinar em excesso várias vezes ao dia e também à noite, sentir sede excessiva, aumento do apetite, ter perda de peso, sentir cansaço extremo, câimbras, dormência nas extremidades, boca seca e visão turva. “Pacientes com diabetes tipo II podem apresentar sintomas menos evidentes. Daí a possibilidade de ficarem anos sem diagnóstico”, destaca João Régis Carneiro.



Fonte:http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2010/11/14-de-novembro-dia-mundial-do-diabetes.html#ixzz2CBpz3Edn


Em Poços de Caldas os Programas da Saúde da Família (PSFs) realizarão diversas atividades voltadas ao assunto.
Concordo com a importância de se inteirar do assunto, do controle e cuidados já que a doença é cruel pode causar cegueira, problemas nos rins,deficiência circulatória levando a  tumores ou amputações.
Mas para quem é diabético é essencial fazer o tratamento correto. O que não está sendo possível para pacientes que não podem comprar medicamentos. A falta constante dos medicamentos tem feito com que muitos não façam o tratamento adequado, bem como o controle por falta de tiras para exames.
Não adianta ninguém me dizer que é só pegar uma receita no PSF e retirar o medicamento na farmácia popular, nem todos os bairros são atendidos pelo PSF, alguns são atendidos em Postos de Saúde, assim sendo a retirada mensal do medicamento é realizado na Farmácia da Policlínica e não é realizado o Programa Hiperdia. Ao chegar na farmácia da Policlínica a pessoa é comunicada que o medicamento está em falta é o que acontece com os medicamentos  Glicazida e glicorfomin há cerca de 3 meses, em momento algum o paciente é orientado a procurar o Posto de saúde e pegar a receita para que seja retirado o medicamento na farmácia popular.
Se o Posto de Saúde tem conhecimento que o medicamento está em falta porque já não deixa a receita pronta na ficha do paciente? Porque não há disseminação de notícias e dicas para facilitar o dia a dia do diabético? Porque isso só é realizado em data específica?

Enquanto a saúde em Poços de Caldas for tratada com descaso, enquanto faltar humanização na saúde, não poderemos falar em qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog reserva o direito de não publicar comentários ofensivos de caráter pessoal, tampouco xingamentos.
A utilização desta ferramenta é exclusivamente de interesse público.