segunda-feira, 4 de junho de 2012

A PMPC preocupa em preservar a integridade física e a vida do trabalhador?



Há certo tempo tratamos aqui a falta de uniformes para os funcionários da PMPC, o uniforme protege o trabalhador pela resistência do tecido e a aplicabilidade do sapatão.
O uniforme também faz parte do EPI e como qualquer outro equipamento também sofre desgaste com o uso e precisam ser renovados, cabendo aos profissionais de segurança ver se os mesmos estão correspondendo ao seu CA (Certificado de Aprovação) e assim recomendar a reposição.
A PMPC conta com mais de 4000 colaboradores e para estes, quantos profissionais de segurança do trabalho existem?
Quantos: engenheiro segurança do trabalho, técnico segurança do trabalho, enfermeiro do trabalho e técnico segurança do trabalho?
Onde o engenheiro de segurança do trabalho e o técnico de segurança de trabalho ficam? Será que o local ideal é mesmo fechado em uma sala, dentro da Prefeitura?
A verdade é que os EPI’s não estão sendo utilizados, em várias frentes de trabalhos é visível a falta destes, não sabemos se é por falta do equipamento, se é por negligência. O que sabemos é que o que deveria desempenhar o papel de proteger a integridade física, a saúde e a vida do trabalhador, evitando lesões por acidentes de trabalho e agravos de doenças profissionais e doenças no trabalho não está sendo utilizado.
O prefeito deveria aproveitar seus passeios por vários setores da prefeitura e levar com ele os profissionais da segurança do trabalho para fazer uma inspeção.  Eles sim, precisam fazer visitas.
O respeito pela vida e pela integridade física e psicológica dos trabalhadores um direito, a segurança e saúde no local de trabalho são componentes indissociáveis do conceito de trabalho digno.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog reserva o direito de não publicar comentários ofensivos de caráter pessoal, tampouco xingamentos.
A utilização desta ferramenta é exclusivamente de interesse público.