Poços de Caldas, Águas da Prata e São João da Boa Vista reiniciaram conversas e vão unir esforços para conseguir trazer de volta o trem turístico, que por muitos anos foi uma das grandes atrações para os três municípios. Dirigentes da Associação Mogiana de Preservação Ferroviária (AMPF) estiveram reunidos com o secre...tário de Turismo José Carlos Polli, nesta segunda-feira (26), e sugeriram a união das cidades para realização de um projeto ferroviário de linha turística.
Fernando Carvallari, presidente da AMPF, informa que o grupo de técnicos da associação fará levantamentos sobre a situação e o inventário de cada terminal ferroviário nos três municípios, para depois agendar novo encontro com representantes das cidades e definir plano de trabalho visando conseguir novamente a concessão de uma linha férrea turística ligando as duas cidades paulistas a Poços de Caldas.
Para Edemir Luiz Belluc, também membro da AMPF, a concessão é uma luta árdua que precisa da participação dos três municípios, construindo instâncias de governança com esse objetivo. De acordo com ele, o mesmo trabalho foi realizado durante dois anos em Sertãozinho-SP, com o projeto Trem da Cana, e este ano o ramal ferroviário começará a operar. "Para mim, as condições locais são bem melhores do que as encontradas no interior paulista", afirmou.
O secretário de Turismo de Águas da Prata Luiz Augusto Dezena da Silva, que também participou da reunião, defendeu a união das três cidades para viabilizar a volta do ramal turístico, como forma de alavancar o setor na região. De acordo com ele, o primeiro passo foi dado, agora é aguardar novas informações para continuar o projeto para fazer retornar o trem turístico.
No encontro, que contou, ainda, com a participação do diretor de Turismo Marco Antonio Dias de Paiva, os técnicos da AMFP receberam informações sobre a estrutura ferroviária de Poços de Caldas e concluíram que não seria ideal a retomada do trecho urbano da linha do trem, porque haveria aumento nos custos do projeto e, também, existe previsão de construção de uma via perimetral futuramente para desafogar o trânsito da área central, utilizando para isso o leito atual da ferrovia. "É preciso pensar no futuro e ter certeza que não vamos causar transtornos viários ao município", comentaram.
(FOTO: Reprodução do http://www.memoriadepocos.com.br)
Seria muito bacana ter um passeio desses, em meio a natureza. Tudo de bom!
ResponderExcluireu fiz esse passeio quando existia de aguas da prata ate poços,e garanto que um passeio inesquecivel,tomara que de certo,vai ser muito bom pro turismo das 3 cidades.
ResponderExcluir