terça-feira, 27 de março de 2012

Poços, Águas da Prata e São João da Boa Vista discutem a volta o trem turístico

Por Delma Maiochi

Poços de Caldas, Águas da Prata e São João da Boa Vista reiniciaram conversas e vão unir esforços para conseguir trazer de volta o trem turístico, que por muitos anos foi uma das grandes atrações para os três municípios. Dirigentes da Associação Mogiana de Preservação Ferroviária (AMPF) estiveram reunidos com o secre...tário de Turismo José Carlos Polli, nesta segunda-feira (26), e sugeriram a união das cidades para realização de um projeto ferroviário de linha turística.
Fernando Carvallari, presidente da AMPF, informa que o grupo de técnicos da associação fará levantamentos sobre a situação e o inventário de cada terminal ferroviário nos três municípios, para depois agendar novo encontro com representantes das cidades e definir plano de trabalho visando conseguir novamente a concessão de uma linha férrea turística ligando as duas cidades paulistas a Poços de Caldas.
Para Edemir Luiz Belluc, também membro da AMPF, a concessão é uma luta árdua que precisa da participação dos três municípios, construindo instâncias de governança com esse objetivo. De acordo com ele, o mesmo trabalho foi realizado durante dois anos em Sertãozinho-SP, com o projeto Trem da Cana, e este ano o ramal ferroviário começará a operar. "Para mim, as condições locais são bem melhores do que as encontradas no interior paulista", afirmou.
O secretário de Turismo de Águas da Prata Luiz Augusto Dezena da Silva, que também participou da reunião, defendeu a união das três cidades para viabilizar a volta do ramal turístico, como forma de alavancar o setor na região. De acordo com ele, o primeiro passo foi dado, agora é aguardar novas informações para continuar o projeto para fazer retornar o trem turístico.
No encontro, que contou, ainda, com a participação do diretor de Turismo Marco Antonio Dias de Paiva, os técnicos da AMFP receberam informações sobre a estrutura ferroviária de Poços de Caldas e concluíram que não seria ideal a retomada do trecho urbano da linha do trem, porque haveria aumento nos custos do projeto e, também, existe previsão de construção de uma via perimetral futuramente para desafogar o trânsito da área central, utilizando para isso o leito atual da ferrovia. "É preciso pensar no futuro e ter certeza que não vamos causar transtornos viários ao município", comentaram.

   (FOTO: Reprodução do http://www.memoriadepocos.com.br)

2 comentários:

  1. Seria muito bacana ter um passeio desses, em meio a natureza. Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  2. eu fiz esse passeio quando existia de aguas da prata ate poços,e garanto que um passeio inesquecivel,tomara que de certo,vai ser muito bom pro turismo das 3 cidades.

    ResponderExcluir

O Blog reserva o direito de não publicar comentários ofensivos de caráter pessoal, tampouco xingamentos.
A utilização desta ferramenta é exclusivamente de interesse público.