terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Poluição ambiental: Córrego que passa próximo ao aterro sanitário de Poços de Caldas pode estar poluído.


Poluição ambiental: Córrego que passa próximo ao aterro sanitário de Poços de Caldas pode estar poluído.

Áreas de despejo não podem ser consideradas como o ponto final para muitas das substâncias contidas ou produzidas a partir do lixo urbano, pois, quando a água – principalmente das chuvas – percola através desses resíduos,várias dessas substâncias orgânicas e inorgânicas são carreadas pelo chorume: líquido poluente originado da decomposição do lixo.
O chorume ou líquido percolado – cuja composição é muito variável – pode tanto escorrer e alcançar as coleções hídricas superficiais, como infiltrar no solo e atingir as águas subterrâneas, comprometendo sua qualidade e, por conseguinte, seu uso.
De acordo com a Norma Técnica BNT 8419, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), o aterro deve ser instalado a pelo menos 200 metros de cursos d’água, respeitar a distância de 1,5 metro entre a superfície de destinação e a camada de lençol freático e estar em área livre de inundação.
Fomos conferir e o que dizem ser aterro sanitário de Poços de Caldas, está menos de 20 m de um córrego.

Por ficar em local afastado, não se preocupam com as conseqüências e depois vêm com demagogia. Em entrevista para a Revista Poços Meio Ambiente, o Prefeito de Poços de Caldas tem coragem destacar o meio ambiente como um dos fatores de qualidade de vida. Ainda: “ Meio Ambiente em Poços de Caldas é um bem que deve ser preservado.”
 O erro começou com o chamado lixão e continuou com o que chamam de aterro sanitário, se o meio ambiente é tão importante assim para esse cidadão que está prefeito, por que até agora não tomou providências para se resolver o problema do lixo em Poços de Caldas?
 As imagens não mentem , podem conferir, há restinga bem próximo ao tal aterro sanitário.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog reserva o direito de não publicar comentários ofensivos de caráter pessoal, tampouco xingamentos.
A utilização desta ferramenta é exclusivamente de interesse público.