sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O QUE ESTÃO FAZENDO COM A MOGYANA?

P
História real: um incauto turista está em Poços de Caldas e dirige-se à Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, portando o material promocional denominado "Poços de Caldas de braços abertos para você!", no qual se lê "CIT Centro de Informações Turísticas - Praça Paul Harris, s/nº - Antiga Estação Ferroviária".
   
Lá chegando, o cidadão depara com uma, de fato, antiga estação ferroviária. Olhando sem minúcias, surpreende-se pela aparente conservação da fachada. Adentra o saguão do prédio e pensa no que leu no mesmo folheto oficial: "Você sabia? Já hospedamos Dom Pedro II e sua esposa, a Imperatriz Dona Leopoldina, que vieram para a inauguração do ramal da Estrada de Ferro Mogiana. Esse acesso trouxe grande parte dos turistas de São Paulo para cá, desde o início do século XX".
   
Animado, o visitante dá mais uns passos em direção à plataforma da Estação, e o que encontra?
 Encontra cabeça e braço do Papai Noel, da "banheira" que ficou diante da Thermas no Natal passado.
 Encontra um luminoso da Secretaria de Turismo, sabe-se lá de que era, jogado como sucata.
 Encontra dezenas de cadeiras e mesas de plástico, talvez as mesmas usadas nas Sinfonias das Águas.
 Encontra bancos de madeira talvez servindo de cercadinho para materiais diversos.
 Encontra uma horrorosa cobertura, de estilo "rústico", cravada sem dó no leito da ferrovia.
Encontra a Kombi e outras viaturas da prefeitura.
 Encontra duas geladeiras tombadas, largadas ao relento.
 Encontra a placa da inauguração da "obra de adequação" da Estação.
 Encontra uma caixa de som no banheiro.
 Encontra coisas que nem dá para entender o que são.
Encontra até a rampa feita sem critério sobre o histórico ladrilho hidráulico da plataforma.
  
Pensando estar num filme de terror o viajante recua, assustado com o cenário, certamente imaginando o que o aguarda -se a sede da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de uma cidade turística é assim, o que esperar pela frente?
 
Pois é. O viajor pode -e vai- encontrar muita coisa boa e bonita em Poços de Caldas. Mas é necessário deixar registrado (e nisso a internet é imbatível, já que jornal dura um dia e noticiário da tv ou do rádio quase ninguém grava) como a atual administração de Poços de Caldas vem tratando o patrimônio ferroviário, propriedade do Povo brasileiro, tombado pelo município como "Patrimônio Histórico". A própria prefeitura, que gosta de ressaltar a presença do Imperador por essas paragens, não se inibe de transformar a Estação Mogyana num muito mal-ajambrado depósito.
   
Agindo ou deixando de agir, os principais responsáveis pelo que se vê nas absurdas imagens acima (feitas nos dias 8 e 10 de dezembro de 2011) são: Sr. Paulo César Silva, prefeito de Poços de Caldas; Sra. Gláucia Boaretto, vice-prefeita; Sra. Maria Lúcia Mosconi, secretária de turismo; Sr. Marco Antônio Dias de Paiva, diretor de turismo; Sr. Misael de Mendonça, secretário de planejamento, desenvolvimento urbano e meio ambiente; Sr. Osmero Pelegrinelli Jr., presidente do Condephact -o conselho de defesa do patrimônio histórico, artístico, cultural e turístico da cidade; Sr. Waldemar A. Lemes Filho, presidente da Câmara Municipal de Poços de Caldas.
  
Para contestar a verdade dura e triste das fotos e dos fatos, o espaço está aberto, democraticamente. Não se trata de um desafio, mas de um chamado à consciência cidadã. Autoridades, diante da importância de um patrimônio dessa magnitude -o "Ramal de Caldas" é o único ainda ativo da Cia. Mogyana, vivo apenas pelo trânsito de bauxita- deveriam sempre se perguntar: "devo, posso, quero"?
 
Mais do que um debate romântico sobre o passado, o assunto pertence ao futuro de Poços de Caldas: é da antiga Estação Mogyana que se vislumbram muitas soluções para problemas da cidade, incluindo transporte público urbano. O leitor é convidado. Participe.

Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.
 
Atualizando: a prefeitura informa que no próximo sábado, 17 de dezembro, premia os contribuintes com o IPTU em dia. A entrega dos prêmios será às 10h, na Fepasa, de acordo com a nota oficial. Para quem não sabe, "Fepasa" é a Estação Mogyana, a mesma do assunto acima. Uma ótima chance para munícipes, mídia e autoridades apreciarem a "decoração".

2 comentários:

  1. O descaso pela história da ferrovia no Brasil é impressionante.
    Infelizmente Poços de Caldas não ficou de fora.
    Sou nascido em Presidente Epitácio/SP, cidade que cresceu em virtude da ferrovia Sorocabana. Viajei de trem por muito tempo e não existe passeio mais gostoso.
    Quando vim morar em Poços de Caldas, fiquei muito triste em ver perdida toda esta história da ferrovia.
    Infelizmente também não existe, no meu modo de ver, a recuperação deste ramal. Seria um passeio muito bonito, muito mesmo.
    Parabéns pela iniciativa de defender a história da ferrovia no Brasil.

    Evaldo

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Evaldo! Mais os méritos são todos do nosso amigo Rubens Caruso Jr.
    No Blog dele tem muita coisa interessante e referente a esse assunto. Abraços

    ResponderExcluir

O Blog reserva o direito de não publicar comentários ofensivos de caráter pessoal, tampouco xingamentos.
A utilização desta ferramenta é exclusivamente de interesse público.