terça-feira, 18 de outubro de 2011

Conjuntura Política em Poços de Caldas: partidos, nomes e especulações.

Pelo Prof. João Alexandre Moura Oliveira

Após o término do prazo de filiações partidárias no início do mês e toda a movimentação nos bastidores políticos, troca-troca e surgimento de partidos, já podemos começar a especulação de nomes e coligações partidárias para as eleições de 2012.

Tomarei como referencial destas especulações as notícias veiculadas pela mídia, conversas de bares, sala de professores, churrascos de final de semana, reuniões após o futebol, conversas de ônibus, redes sociais, eleições 2008 e 2010 e toda informação de leigos, corneteiros de plantão, políticos e analistas políticos desta cidade.

Com o registro de PSD e PPL pelo Tribunal Superior Eleitoral o Brasil passou a ter 29 partidos políticos, em Poços de Caldas segundo o site do TSE a cidade têm 23 partidos registrados na Justiça Eleitoral entre diretórios municipais e comissões provisórias. Observamos no site do TSE a não vigência das comissões provisórias de três partidos de oposição a atual administração o PCB, PSL e o PSOL, destaque para o último que em 2008 teve como destaque a candidatura de Waldir Inácio obtendo mais de quatro mil votos sendo um dos candidatos proporcionalmente mais bem votados do partido em Minas Gerais. Se caso estes partidos regularizarem suas situação junto ao Tribunal Regional Eleitoral poderão participar das eleições de 2012 normalmente.

Seria confuso listar conjuntamente todos os 23 partidos políticos de Poços de Caldas. Portanto subdividimos em três grupos (grandes, médios e pequenos) levando em conta a conjuntura municipal e não em escala estadual ou nacional, utilizamos o critério baseado em nomes de expressão, representatividade política e participação nas últimas eleições.

O grupo dos grandes partidos é composto por Democratas, PMDB, PPS, PSDB, PT e o PSD, este último nasce forte na cidade com nomes de expressão como os vereadores Dr. Rogério e Paulo Eustáquio e o Deputado e ex-prefeito Geraldo Thadeu. Podemos afirmar que estes seis partidos decidirão as eleições 2012?

Os partidos médios seriam quatro, formado por PTB dos ex-vereadores Lical e Dr. Cioffi, PC do B que caminhou sozinho em 2008, porém se posiciona como um aliado do PT em várias esferas políticas. O PSOL com uma provável candidatura alternativa como foi Waldir Inácio em 2008, apesar de que observamos o PSOL de Poços muito distante do PSOL Nacional que vem apresentando parlamentares questionadores e uma ampla campanha de combate a corrupção. O PSB talvez seja o fiel da balança quando falamos em forças médias da política local, além da vereadora Ciça, o mais novo filiado é o vereador Marcus Togni, especula-se até uma candidatura a prefeito, fato que poria o PSB como força alternativa em 2012.

Enquanto os pequenos partidos, provavelmente irão compor a coligação das forças articuladas entre os grandes e médios partidos com candidatos a câmara municipal e participação na gestão do grupo vencedor, muitos destes partidos exercem funções estratégicas no pleito principalmente agregando tempo ao horário eleitoral com destaques para o PDT, PP, PR e PV que certamente caminharão junto ao grupo da atual administração.

Pautando-se na tese que os grandes partidos decidirão as eleições do ano que vem podemos especular alguns nomes que serão os atores tanto para o executivo, quanto para o legislativo em 2012. Os Democratas (antigo PFL) têm toda uma história construída na cidade pelo ex-prefeito Sebastião Navarro e bons nomes em seu quadro com destaque para os vereadores Antônio Carlos Pereira, Urutu, Pastor Valdir, a vice-prefeita Gláucia e um trabalho de renovação que vem sendo feito em seu quadro liderado por Tiago Cavelagna. O embrião do PMDB nacional são seus diretórios municipais em Poços destacamos o presidente do legislativo Waldemar e o empresário Laércio Martins.

PT e PSDB que nos últimos 20 anos vem decidindo o futuro do país, serão peças importantes no tabuleiro político de Poços. Os tucanos através de seu maior articulador o Deputado Mosconi angariou bons nomes para seus quadros como Sérgio da Coopoços, Dr. Marcos Eduardo e Flavinho Togni que se juntarão a nomes como Jonei Eiras, Alvaro Cagnani e aos secretários Marcos Sansão e Maria Lúcia Mosconi. No Partido dos Trabalhadores novos nomes como do dentista Eloísio Lourenço e de duas Maria Claúdia, a primeira diretora de uma das maiores escolas do Sul de Minas (Colégio Municipal) e a segunda filha do ex-prefeito Paulo Tadeu merecem destaque. O ex-vereador Rogério Carillo e o próprio ex-prefeito Paulo Tadeu são forças dentro partido, mais a maior delas atualmente é do vereador Professor Flávio que têm um grupo de apoio muito forte no partido e nas organizações sindicais, base histórica da militância petista.


Por fim o PPS do atual prefeito Paulinho Couro Minas que perdeu dois vereadores (Marcus Togni e Dr. Rogério) tem o prefeito como seu principal articulador. Regina Cioffi é a força feminina no PPS que poderá ter Marlene Couro Minas disputando uma vaga no legislativo.

Algumas pessoas acreditam em duas fortes candidaturas para o executivo em 2012, uma ligada à situação (Paulinho Couro Minas) e outra ligada à oposição (PT e aliados), porém devemos levar em conta candidaturas alternativas como do PSOL ou de partidos pequenos que seriam interessantes para o processo democrático e fortaleceria o debate sobre os principais problemas da cidade. Devemos observarmos nos próximos meses a probabilidade de uma terceira via política, seja o PSD de Geraldo Thadeu, o PSB de Marcus Togni e Ciça, o PSDB de Mosconi, o retorno do DEM a cabeça de chapa ou até mesmo o PMDB. Ainda têm muita água sulfurosa pra jorrar nas fontes de Poços de Caldas até o dia 7 de outubro de 2012.

Quem viver verá, muitos agora irão negar, o tempo dirá, e, por favor, saibamos votar.

* O autor não é filiado a partido político.
* Cursou extensão universitária em Doutrinas Políticas Contemporâneas e Análises Políticas no Instituto Legislativo Brasileiro (ILB/Senado Federal).
* Atua como professor na rede privada na área de ciências humanas.
* Atua como gestor cultural no terceiro setor.
* Mestrando em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida


(Reprodução: http://dissolvendo-no-ar.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog reserva o direito de não publicar comentários ofensivos de caráter pessoal, tampouco xingamentos.
A utilização desta ferramenta é exclusivamente de interesse público.