quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Proposta sugere criação de centro de tratamento em Poços de Caldas



Extraído de http://www.camarapocos.mg.gov.br/

Na última semana, o vereador Flávio Faria (PT) apresentou um anteprojeto de lei sugerindo ao Executivo a criação de um Centro Municipal de Recuperação e Reabilitação para dependentes e usuários de substâncias entorpecentes ou que determinem dependência física ou psíquica. O objetivo da proposta é oferecer condições de recuperação àqueles que necessitam de um tratamento adequado no combate ao uso de drogas.

Dentre as principais atividades do Centro Municipal de Recuperação e Reabilitação, destacam-se: tratamento de desintoxicação; fornecimento de medicações; atendimento médico e acompanhamento psicológico para os dependentes; visitas domiciliares de assistentes sociais, médicos e psicólogos, quando houver caso de emergência; telefone disponível 24 horas para atender ligações de familiares e usuários; organização e promoção de debates e palestras para os dependentes e seus familiares; realização de cursos profissionalizantes; orientação escolar na rede municipal de ensino.

De acordo com a proposta do parlamentar, o centro de recuperação será composto por uma equipe técnica multidisciplinar, formada por médicos especialistas em psiquiatria, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, professores de educação física e demais servidores necessários, recrutados do quadro de pessoal permanente da administração municipal.

Segundo Flávio, poderão ser firmadas parcerias com clínicas privadas, desde que conveniadas com o Sistema Único de Saúde, para apoio às atividades da clínica. “Nosso objetivo é que esse Centro Municipal de Recuperação de dependentes químicos conte, também, com parceria da iniciativa privada. Hoje, a dependência química é uma doença mental e física, crônica, progressiva e de difícil tratamento e recuperação. Caso não seja contida, ela leva o indivíduo à overdose, ao suicídio e a crimes, inclusive homicídio. Por isso nossa preocupação com a necessidade de uma clínica do município que ofereça condições de recuperação aos dependentes químicos”, ressaltou.

O anteprojeto de lei de autoria do vereador Flávio Faria, caso seja acatado pelo prefeito, será encaminhado novamente à Câmara para aprovação. Mais informações sobre o assunto pelos telefones 3729-3845/3818/3839

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog reserva o direito de não publicar comentários ofensivos de caráter pessoal, tampouco xingamentos.
A utilização desta ferramenta é exclusivamente de interesse público.