sábado, 8 de março de 2014

Atenção: Alimentos que fazem mal para cachorros...



alimentação saudável do seu cachorro é muito importante para sua saúde ao longo de sua vida, é indispensável uma alimentação correta e adequada para cães. Muitos criadores preferem criar seus cachorros com alimentos preparados em casa, muitas vezes os mesmos alimentos usados na alimentação humana, mas também ha os criadores que não dispensam uma alimentação adequada, e não deixam de lado os alimentos adequados para alimentação canina, os alimentos “industriais”, as já conhecidas rações caninas, o que é o melhor a fazer, e dependendo da marca até mais barato que alimentar seus cães com alimentos humanos. Mas o que também é muito importante, é saber quais alimentos que fazem mal ao seu cão.

O que cachorro não pode comer ?

Existem muitos alimentos que fazem mal para cachorros, e para um bom criador, e deve ser uma regra rígida na criação, fazer destes alimentos proibidos na alimentação de seus cães.
É indispensável para a saúde de seu cachorro, seguir a risca esta regra, e restringir seu cachorro de se alimentar de alguns alimentos, que são comuns em uma casa.

Alimentos proibidos para cachorros


  • Doces dietéticos – Produtos adoçados com xilitol podem causar danos hepáticos e até a morte em cães mais sensíveis. Isso inclui goma de mascar, balas, biscoitos dietéticos e pasta de dentes.
  • Noz macadâmia – Pode causar fraqueza, vômito, tremores e hipertermia em cães. Os sintomas duram até dois dias, e aparecem após 12 horas da ingestão.
  • Álcool, chocolate, café – As metilxantinas e especialmente a teobromina presentes nessas substâncias podem causar vômitos, diarreia, falta de ar, sede e urina excessivas, hiperatividade, aumento da frequência cardíaca, tremores, convulsões e risco de morte nos animais.
  • Uvas e uvas passas – Podem causar insuficiência renal em cães se ingeridas em grandes quantidades; mesmo uma pequena quantidade de uvas pode causar problemas renais no cão. Cuidado com os chamados “panetones caninos” com uva passa; dispense esse petisco. (veja atualização no final do artigo)
  • Abacate - A fruta, sementes e casca podem conter uma toxina chamada Persina. Melhor não arriscar.
  • Massa de pão e bolo crua – O fermento contido na massa crua pode se expandir no estômago do animal e causar dor ou ruptura intestinal. O risco diminui depois que a massa é assada.
  • Alho – Nunca dê alimentos temperados com alho para o seu cachorro, apesar de saudável para os seres humanos o alho destrói as células vermelhas do sangue dos cães e pode causar anemia e, em casos mais graves, falência renal por perda de hemoglobina.
  • Cebola – A cebola embora seja boa para humanos, é prejudicial às células sanguíneas dos cães. A diferença é que a cebola causa danos cumulativos à hemoglobina, ou seja, toda a cebola que o seu cachorro ingerir na vida vai causar pequenos danos irreversíveis que vão se acumulando com o tempo até o dia em que os sintomas aparecem.

    Atente-se a esse item em especial (grifo nosso)
  • Comidas com muito sal ou gordura – O excesso de gordura pode causar mal-estar estomacal e pancreatite; o excesso de sal pode aumentar o risco de desenvolver toxicose do íon sódio. Além disso, podem causar diarreia e vômitos.
  • Ossos – São um perigo para os animais, pois podem causar engasgos ou perfurar o trato digestivo. Além disso, carne ou ovos mal cozidos podem causar intoxicação bacteriana. Atenção: ossos crus podem ser dados, em quantidades moderadas. O perigo está nos ossos cozidos, que se tornam quebradiços e podem machucar o trato gastrointestinal do animal.
 Fonte: Cachorros e Cia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog reserva o direito de não publicar comentários ofensivos de caráter pessoal, tampouco xingamentos.
A utilização desta ferramenta é exclusivamente de interesse público.