terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Vigilância Sanitária órgão abrangente que precisa de atenção



           O número de fiscais da Vigilância Sanitária de Poços de Caldas é pequeno ou o serviço prestado passa por falhas ou ainda as condições de trabalho estão precárias, não possibilitando aos fiscais cumprirem suas funções e atender todas as denúncias já que o denunciante não está tendo retorno, uma vez que em outubro de 2012 fizemos denúncias e por não ter recebido nenhum retorno e notarmos que tudo continuava da mesma forma fizemos nova denúncia em janeiro de 2013 e até agora não nos contataram e as irregularidades continuam.
          Nossa participação nessa questão também é muito importante, seja denunciando irregularidades, verificando os alimentos antes de comprá-los e também não frequentando estabelecimentos que não possuem o alvará de funcionamento.
         Por acreditar que a Vigilância Sanitária tem por objetivo promover e proteger a saúde dos consumidores e através do monitoramento dos alimentos expostos à venda, verificar a qualidade dos mesmos, bem como fiscalizar serviços para que as normas de higienização sejam respeitadas com objetivo de não oferecer riscos à saúde, gostaríamos de solicitar à participação população para que seja vigilante em prol de sua saúde.
       Ao comprar algum alimento verifiquem o aspecto do produto, bem como a data de validade, ao utilizar os trabalhos de um salão de cabeleireiro ou um estúdio de tatoo solicitem o alvará de funcionamento, verifiquem se no estabelecimento tem o aparelho de autoclave. Aparelho este que tem como característica a Segurança no Controle de Infecções.Dentre todos os recursos que o profissional dispõe, a autoclavagem dos instrumentos e materiais é de vital importância por assegurar uma perfeita assepsia e maior margem de biossegurança.
   Nota do Blog:  Ao utilizarem uma clínica médica ou dentária, ou alguma  clinica que utiliza procedimento do sedação , oftalmo que faz trabalhos de micros e pequenas cirurgias ou ainda qualquer estabelecimento que tenha auxiliar ou técnico de enfermagem, solicitem para ver a documentação ou até mesmo conhecer o enfermeiro responsável, pois todos estes lugares precisam ter um.

    Ao deixar um familiar em alguma casa de repouso ou de passagem que possua ambulatório há necessidade de ter um enfermeiro responsável também.

    Portanto para sua segurança freqüente espaços que estão com o alvará de funcionamento em dia e comprem alimentos em estabelecimentos que respeitem a questão de higiene.

   Deu pra entender que é abrangente o trabalho da vigilância sanitária, assim sendo a mesma precisa de um amparo, atenção e condições de trabalho para que possa dar um respaldo à população.

Em caso de dúvidas entrem em contato com a Vigilância Sanitária pelo telefone 3697-5960 e  boa sorte.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog reserva o direito de não publicar comentários ofensivos de caráter pessoal, tampouco xingamentos.
A utilização desta ferramenta é exclusivamente de interesse público.