quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Assessor de Defesa Civil da Secretaria Municipal de Defesa Social é nomeado...


DECRETO  Nº  10.782  / O Prefeito Municipal de Poços de Caldas, no uso de 
suas atribuições legais, resolve nomear, com os vencimentos estabelecidos 
em lei:
 Sr. BENEDITO BERNARDES DOMINGOS para exercer o cargo, em 
comissão,  de  Assessor  de  Defesa  Civil da  Secretaria  Municipal  de 
Defesa Social;

PREFEITURA MUNICIPAL DE  POÇOS  DE  CALDAS,  9  DE  JANEIRO 
DE  2013.  ELOÍSIO  DO  CARMO  LOURENÇO  Prefeito  Municipal 
FERNANDO DE PAIVA POSSO Secretário Municipal de Governo

Nota do Blog: A nomeação aconteceu ontem , mas Benedito Domingos como é conhecido, já estava colocando a casa em ordem a partir que foi convidado pelo Prefeito Eloisio do Carmo Lourenço para assumir o cargo
Na segunda-feira dia 07/01/2012 reuniu-se com voluntários, ex voluntários e futuros voluntários para traçar metas.
Muitos não têm conhecimento da importância da Defesa Civil para a sociedade e tampouco o objetivo da mesma. A Defesa Civil é responsável em prevenir e socorrer pessoas das situações de desastre, fazendo mapa de risco, ações preventivas para evitar que o desastre aconteça e caso venha a acontecer, que cause o mínimo de danos possível às pessoas e ao meio ambiente.
Mas quando o inevitável acontece, a Defesa Civil age prontamente socorrendo e minimizando o sofrimento das pessoas.

Abaixo segue a Pauta da reunião ministrada pelo Sr. benedito Bernardes Domingos

       Apresentação do secretário municipal de defesa social de Poços de Caldas
Dalmo Luiz Roumie da Silveira
Advogado

       Apresentação dos voluntários (ver quem já é e quem é novato)
Cada um se apresenta com nome e se já é voluntário ou não.

      Apresentação do coordenador da Defesa Civil de Poços de Caldas
Benedito Bernardes Domingos
Técnico de enfermagem com especialização em enfermagem do trabalho
Técnico de Segurança do Trabalho
Técnico de edificações
Capacitação em Defesa Civil pelo governo do estado de MG

·         





                  O que é Defesa Civil?
      É o conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas com o propósito de evitar ou minimizar desastres, procurando, ao mesmo tempo, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade do convívio social. Essas ações são articuladas pelos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Defesa Civil (SINDEC).

                 Apresentação das propostas da Defesa Civil para Poços de Caldas nesta gestão
Atuação
Estaremos unidos para reduzir os desastres em Poços de Caldas, com um estudo aprofundado dos problemas de alagamento do Jardim Kenedy, que é o nosso maior problema, e também de áreas de risco como encostas e construções frágeis, além de vistorias técnicas dos próprios municipais. Estaremos atuando desde a prevenção até a recuperação, a Defesa Civil de Poços de Caldas irá desenvolver suas atividades em quatro fases:

Preventiva: Estará sendo desenvolvida em períodos de normalidade, porém no meu entender, é uma fase de extrema importância, por ser o momento de elaboração de planos e dos exercícios simulados, destinados ao desenvolvimento e aperfeiçoamento do sistema de autodefesa, conforme os riscos levantados no nosso município.
Nesta fase estaremos desenvolvendo os principais itens:
- Capacitação dos nossos voluntários, com cursos diversos, para que no momento da ação, eles possam corresponder com ou sem a presença do coordenador.
- Estaremos Criando as NUDECs (Núcleo de Defesa Civil) na Zona Sul, Zona Leste Zona Oeste (que atenderá também a Zona Rural) e centro.
- Estaremos implantando o Jornal da Defesa civil, com tiragem inicial de aproximadamente 10.000 exemplares, que serão distribuídos principalmente nas áreas de risco da cidade. Este caderno será impresso trimestralmente.
- Organização da COMDEC em Poços de Caldas.
- Criação de convênios para benefícios dos voluntários que apresentarem aprovação nas capacitações e atuações.
- Criação e desenvolvimento do “Projeto Escola” onde voluntários capacitados estarão indo nas escolas (a princípio municipais, e posteriormente estaduais e particulares) para fazer palestras relacionadas a prevenção de acidentes diversos. Este projeto terá a parceria da Secretaria Municipal de Educação.
- Desenvolvimento de ações preventivas em forma de Blitzens educativas em conjunto com outros órgãos do governo, quais sejam Corpo de Bombeiros, Policia Militar, Guarda Municipal Etc.
- Atuação em atividades diárias em vistorias solicitadas pelo público em geral através do telefone 199.
- Estaremos empenhados em instituir junto á Câmara de vereadores, o dia municipal do voluntário de defesa Civil.
- Estaremos empenhados em criar juntamente com a Câmara de vereadores, o Centro Integrado de Comando (CIC), com a criação da Comissão Permanente de Atuação em Emergências.
- Empenho na renovação do patrimônio da Defesa Civil de Poços de Caldas inclusive a substituição da viatura por outra em melhores condições.
Socorro: Os trabalhos desta fase atuam direto nos efeitos da ocorrência e são desenvolvidos com emprego coordenado de pessoal treinado dos vários órgãos envolvidos, conforme planos preestabelecidos. É a fase, por exemplo, da extinção do incêndio, resgates de vítimas, evacuação etc.
Nesta fase estaremos desenvolvendo os principais itens:
- Capacitação dos voluntários em primeiros a socorros, combate e incêndio, estabelecendo a brigada de emergência da defesa Civil, e esta trabalhará em conjunto com o Corpo de Bombeiros e SAMU
- Simulações periódicas destas ações, sempre em situações diferentes para aprimoramento dos nossos voluntários.
- Desenvolvimento do PES (Programa Educacional de Segurança) para alunos de 9º ano, com o objetivo principal de alertá-los sobre os riscos de acidentes, seja no lar, no lazer, no trabalho, preparando-os para uma melhor apresentação no primeiro emprego.
·         Assistencial: os trabalhos da fase assistencial ocorrem concomitante ou logo depois do impacto violento da emergência. Constituem-se no abrigo, alimentação e assistência médica à população atingida.
Nesta fase estaremos desenvolvendo os principais itens:
- Parceria com a Secretaria de Assistência Social, para disponibilizar alojamentos e objetos necessários para os casos de desalojados ou desabrigados.
·         Recuperativa: a fase recuperativa nas obras para reparos dos danos é a mais longa e onerosa. É o período dos investimentos, visando a volta à normalidade da área atingida, recuperando as condições anteriores da vida comunitária. Neste período, fecha-se o ciclo do atendimento da emergência e inicia-se a prevenção de novos desastres.
Nesta fase estaremos desenvolvendo os principais itens:
- Elaborando o Plano de Contingência para subsidiar recursos do Governo Estadual e federal caso seja necessário, para recuperação de áreas degradadas. Esta fase é extremamente técnica.
      Em qualquer fase desse trabalho o regime é de cooperação entre os níveis de governo e a comunidade, com aproveitamento máximo dos recursos disponíveis.
      
      Final
      Agradecimento aos Presentes
      Palavra aberta







Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog reserva o direito de não publicar comentários ofensivos de caráter pessoal, tampouco xingamentos.
A utilização desta ferramenta é exclusivamente de interesse público.