terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Previsão do tempo: temporal para o Sul de Minas em 11/12/2012


Nova ZCAS pode provocar muita chuva e possíveis alagamentos e deslizamentos de terra no Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Goiás

A semana que começa com ar quente tropical atuando em boa parte do Brasil recebe a partir desta terça-f
eira o deslocamento de um novo sistema frontal, que embora com escoamento pelo oceano conseguirá alcançar o litoral da Região Sudeste do país.

O auxilio virá do vento quente e úmido de noroeste, o Jato de Baixos Níveis, que também alimenta áreas de baixa pressão atmosférica entre a Argentina, Paraguai e Bolívia e que vai canalizar um novo corredor de umidade no decorrer da semana.

A previsão feita pelo modelo GFS indica alta probabilidade da configuração de um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), fenômeno que alinha um ‘corredor’ de umidade da Amazônia ao Sudeste do Brasil, onde as chuvas ocorrem de forma contínua e, por isso, são volumosas.

Segundo o modelo, cidades do nordeste e norte de São Paulo, além do Vale do Paraíba e litoral norte, praticamente todo o estado do Rio de Janeiro, e com enfoque à região serrana, toda a porção leste, centro, sul e oeste de Minas Gerais e sul de Goiás podem registrar acumulado nos próximos dias entre 100 e 150 milímetros de chuva, com picos superiores a 200 mm. (De Olho No Tempo - Meteorologia)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog reserva o direito de não publicar comentários ofensivos de caráter pessoal, tampouco xingamentos.
A utilização desta ferramenta é exclusivamente de interesse público.