quinta-feira, 1 de novembro de 2012

“Carta aberta à população em repúdio à crueldade na experimentação animal – Puc-Poços”

Por Delma Maiochi
Fomos surpreendidos com a divulgação, na rede social Facebook, de uma foto de alunos do curso de veterinária da Pontifícia Universidade Católica (puc) de Minas Gerais, campus Poços de Caldas. A imagem mostra um cachorro aberto, possivelmente vivissecado, com alunos fazendo poses ridicularizando a situação. Já não bastassem os problemas com maus-tratos e abandono de animais no município, também temos que conviver com cenas hediondas e absurdas como essa, vindas de alunos que estudam para proteger e cuidar da saúde dos animais. É lamentável que uma universidade do porte da Puc, e que defende valores cristãos, ainda utilize esses métodos absurdos e execráveis para o aprendizado. Infelizmente, a população não conhece os bastidores dos laboratórios de experimentação animal. Muitas vezes eles são mantidos em condições precárias, submetidos a testes que causam dor e sofrimento como choques, injeções de substâncias tóxicas, queimaduras, lesões na pele e outros órgãos, amputações e implantes de objetos, fixação de instrumentos em órgãos internos, fome, sede, privação de condições de luminosidade, ventilação e higiene, indução de doenças graves, indução de estresse, entre outros muitos testes realizados rotineiramente, sendo posteriormente eutanasiados ou sacrificados. Pesquisas, estudos e experimentos científicos são fundamentais, porém não justificam tortura, crueldade e sofrimento animal.
É uma lástima que instituições de ensino, ao invés de cumprirem seu papel na educação e na proteção também de animais, que são patrimônio do Estado, ainda se proponham a atos absurdos contra a vida.
Manifestamos nosso mais profundo repúdio a esta atitude inominável chamada vivissecção e novamente lamentamos que universidades ainda a mantenham. Aprender a cuidar dos animais jamais deveria ser através da morte.
Movimento de Defesa Animal de Poços de Caldas Força nas Patinhas

2 comentários:

  1. Antes de publicar qualquer coisa, deve-se averiguar se a noticia é verdade ou mentira, e nesse caso é uma mentira enorme

    Repare bem na foto, o animal nao está aberto, é uma cirurgia e não uma vivissecção, na verdade é o inicio da cirurgia, os alunos apenas estão felizes com sua primeira vez operando, apesar de vcs acharem anti ético, nenhum mal foi feito ao animal, todos estão paramentados corretamente, realizando antissepsia do paciente para iniciar a cirurgia, provavelmente uma castração, e aquilo na barriga do animal é IODO, o animal está anestesiado e tem um anestesista verificando o estado do animal

    Não ocorre na PUC de poços de caldas tipo algum de maus tratos, todo esse artigo seu foi um completo desserviço levando as pessoas a desinformaçao total, e pior, nós alunos sairemos prejudicados por essa palhaçada de vocês, pois nós da técnica cirúrgica iriamos começar a treinar os procedimentos sob supervisão dos professores, mas agora nao poderemos mais por culpa de gente q procura defeito onde nao tem

    ResponderExcluir
  2. resposta de uuma aluna de Veterinaria da PUC: Primeiramente sou aluna de medicina veterinária da universidade de Puc Minas. Gostaria de enfatizar que vocês “LEIGOS” sobre qualquer assunto que envolve clinica cirúrgica de animais não deveriam se basear numa foto para tiraram, como bem quiserem, conclusões ridículas, com argumentos ridículos e sem fundamento. Nosso curso é um dos mais prestigiados e são a favor da vida, jamais maltratamos, torturando, damos choques, arrancamos membros, pelo que vocês, bando de IGNORANTES, deveriam saber, é que se trata de um curso de veterinária (AJUDAR OS ANIMAIS), não somos nenhuma empresa de cosméticos, ou laboratório científico. GRAÇAS A ESTUPIDEZ DE VOCÊS, milhares de pessoas estão compartilhando essa PORCARIA, desmanchando completamente a nossa profissão que tanto almejamos por que AMAMOS OS ANIMAIS.
    Se vocês são bons o suficientes para dizer tamanhas MENTIRAS perceberiam que...
    1 – O ANIMAL NÃO ESTÁ ABERTO! AQUILO É IODO A 10%. É UMA ESTERILIZAÇÃO, SABEM O QUE É ISSO? JOGUEM NO GOOGLE.
    2 – É UMA CADELA QUE IRIA PASSAR POR UMA CASTRAÇÃO, SENDO REALIZADA PELO PROFESSOR RESPONSÁVEL (E QUE TANTOS ADMIRANMOS) E A FOTO FOI TIRADA PARA DEMONSTRAR A ALEGRIA DE NÓS, ALUNOS, EM PRESENCIAR UMA CIRURGIA. SÓ ISSO.
    3 – O ANIMAL TINHA DONO E ESTÁ VIVO, SEUS IMBECIS.
    4 – O ANIMAL ESTAVA ANESTEZIADOS E ENTUBADO (se é que vocês entendem esses termos... ops... acho que não). FOI AMARRADO PARA FACILITAR A MANOBRA CIRURGICA. FEITO EM QUALQUER ANIMAL QUE PASSA POR UMA CIRURGIA.
    5 – ACESSO NEGADOS AOS LABORATÓRIOS??? QUALQUER UM É BEM VINDO PARA ASSISTIR, BASTA QUERER.
    Muito obrigado por acabar com a nossa reputação, não vai ser apenas eu, o curso inteiro está se movimento para acabar essa palhaçada. E antes de julgar, APRENDA! Não sei quem foi o infeliz ou a infeliz que escreveu esse lixo. Mas se preza pela consciência vai tirar essa porcaria e esclarecer para todos que compartilharam a tamanha burrice que escreveu.

    ResponderExcluir

O Blog reserva o direito de não publicar comentários ofensivos de caráter pessoal, tampouco xingamentos.
A utilização desta ferramenta é exclusivamente de interesse público.