quinta-feira, 27 de setembro de 2012

PSF Jardim Esperança infringe o Estatuto do Idoso




De acordo com a Lei N° 10.741, de 1° de outubro de 2003 em seu Art. 2°: O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade. Parágrafo único. A garantia de prioridade compreende:

        I – atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população;


Mas não foi isso que aconteceu hoje no Jardim Esperança PSF 1, a filha do Sr. Miguel Alves publicou um desabafo em um grupo social, demonstrando a total falta de respeito com o idoso.


E para nossa surpresa a reclamação não parou por aí, por telefone ela nos disse que achou que o pai não passava dessa noite, estava até delirando de febre e não podia tomar medicamento porque iriam colher sangue de manhã, mas esqueceram que se tratava de um idoso de 75 anos e que porisso tinha prioridades e compareceram por volta das 10h. 
Uma outra moradora do Jardim esperança  Elis Regina  Assis comentou que semana passada, mais precisamente no dia 11 de setembro levou sua filha para fazer exame, no PSF do Esperança 1, mas não conseguiram pegar a veia , assim sendo sua filha e outras duas pessoas um senhor e uma outra criança tiveram que se dirigir ao centro.

Por que lá no PSF do Esperança eles mesmo que colhem o Sangue para os exames, se nos outros é dado um encaminhamento para fazer o exame em laboratório contratado pela Prefeitura? 

Por que não respeitaram o Estatuto do Idoso e não compareceram a residência do Sr. Miguel Alves, assim que abriu o PSF?

Se a responsável em fazer a coleta de sangue tem dificuldades para encontrar a veia, porque a manteem nessa função?

Portanto estamos cumprindo esta Lei N°10741 em seu Art. 6o Todo cidadão tem o dever de comunicar à autoridade competente qualquer forma de violação a esta Lei que tenha testemunhado ou de que tenha conhecimento.

4 comentários:

  1. Acabei de falar com a filha do Sr. Miguel Alves e o mesmo encontra internado no Hospital Margarita Morales com infecção de urina e pneumonia.
    Vocês conseguem imaginar o quanto esse senhor sofreu até que a equipe do PSF resovesse atende-lo para fazer coleta para exames?
    Vamos continuar acompanhando o caso

    ResponderExcluir
  2. ATENÇÃO!!!No dia 27 de setembro o senhor MIguel Alves foi internado a noite no Hospital Margarita Morales com infecção de Urina e Pneumonia. No momento encontra-se com infecção generalizada e precisa urgente de UTI. Enquanto não encontra vaga, o memo permanece na HMM. Por favor pessoal , vamos compartilhar para que alguma autoridade faça algo, por esse senhor. Precisamos urgente de uma vaga em UTI!!!!

    ResponderExcluir
  3. Não é só o caso do Sr. Miguel não! já acompanhei diversos casos desta natureza, em Poços existe muitos casos de pessoas que estão atreladas a um aparelho de oxigênio, e que, se não tiver alguem para marcar uma consulta no PSF, e se não aparecer alguem para socorre-lo, ele fica completamente abandonado. O nosso povo é muito mal informado, para isto existe o conselho municipal de saúde, onde eu participei por alguns tempos, e estava sempre atuando nestes casos, até que um dia uma coordenadora de uma área de saúde se sentiu encomodada e fez reclamações com diversas calúnias sobre minha pessoa, fui chamado para depor na procuradoria geral do municíio, mas não foi encontrado nada contra mim. O processo foi arquivado, mas a coordenadora não foi punida, estou cobrando apuração dos fatos, mas até agora não obtive respostas.

    ResponderExcluir

O Blog reserva o direito de não publicar comentários ofensivos de caráter pessoal, tampouco xingamentos.
A utilização desta ferramenta é exclusivamente de interesse público.