quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Morre atleta que sofreu ataque cardíaco após participar da Volta ao Cristo

Por Paulo Vitor Campos

Faleceu ontem na Santa Casa de Poços de Caldas, Antônio Donizete Magalhães, de 54 anos. Ele disputou a Volta ao Cristo pela equipe ACOL (Associação dos Corredores de Leme), no último domingo. Antônio Donizete era mais conhecido por "Xim" e morreu por volta das 9h.
O atleta estava internado após sofrer ataque cardíaco no estádio municipal Dr. Ronaldo Junqueira. Antônio Donizete completou todo o percurso da Volta ao Cristo, terminou na 360ª colocação. Após cruzar a linha de chegada, ele se deslocou até as arquibancadas do estádio onde se encontravam outros atletas. Neste momento veio o ataque cardíaco. O atleta caiu e acabou batendo a cabeça contra a arquibancada de concreto do estádio. Donizete sofreu um começo de infarto e deu entrada no hospital por volta das 12h42min do domingo (29) e ficou internado no CTI (Centro de Tratamento Intensivo), onde não resistiu e veio a falecer.
O secretário de esportes, Carlos Alberto dos Santos, o Lelo ressaltou que foi feito o possível para socorrer o atleta. "Ele foi atendido rapidamente pela ambulância/UTI e levado para o hospital. Todos os procedimentos para salvar a vida dele foram tomados, infelizmente ele veio a falecer. Quero mandar meus sentimentos aos seus familiares e infelizmente foi o primeiro caso deste tipo em 30 anos de Volta ao Cristo", disse o Lelo.

Amigo contesta
Segundo informações da imprensa de Leme, o médico Luciano Matarelli, que também disputava a prova, foi a primeira pessoa a socorrer "Xim". O médico disse estar inconformado com a organização do evento, que não disponibilizou nenhum médico de plantão para a prova. Matarelli disse ainda que irá acionar o Ministério Público e ainda fará uma representação ao CRM de Minas Gerais, comunicando o ocorrido.

Termo de Responsabilidade
A Volta ao Cristo, a exemplo de competições famosas como a Corrida de São Silvestre, não exige atestado de saúde para o atleta fazer sua inscrição. Apenas um termo de responsabilidade é assinado e o competidor passa a ser responsável pelo seu bem estar durante a prova. "Todos assinam este termo e seguimos o modelo das principais provas do mundo são assim", disse Lelo.
A reportagem conversou com Adilson Ligeirinho, veterano participante de ultramaratonas. Ligeirinho disse que todo atleta que disputa competições de longa distância precisa apresentar atestado de saúde para disputar a prova. Ele citou a BR-135, que tem percurso de 217 quilômetros. "Acredito que a exigência é por causa da longa distância que a prova tem. O atleta tem que estar com a saúde em perfeitas condições, caso contrário nem é aceito pelos organizadores", disse Ligeirinho. José dos Reis, que já disputou várias vezes a São Silvestre disse que a prova internacional de São Paulo não exige atestado de saúde. "A gente assina um termo de responsabilidade e disputa a prova. Durante o percurso é possível ver algumas pessoas tendo problemas de saúde, porém isto nunca é destacado pela mídia.", disse José dos Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog reserva o direito de não publicar comentários ofensivos de caráter pessoal, tampouco xingamentos.
A utilização desta ferramenta é exclusivamente de interesse público.