terça-feira, 4 de outubro de 2011

Enchentes, de quem é a culpa?


Todo ano a mesma ladainha: chuva, enchente, alagamento, desabrigados, desalojados, sujeira, lama, prejuízos. Se a história sempre se repete, por que não mudar o enredo?
Não seria possível tomar medidas cabíveis para solucionar os problemas e assim contornar o efeito desastroso dos temporais de estação?
Quem tem Culpa? Todos têm sua parcela de culpa.
O Poder Público poderia fazer mais investimento, se assim o fizesse a história seria diferente.
O Jardim Kennedy II por exemplo,  durante  um período pôde respirar mais tranqüilo. Isso aconteceu após uma enchente devastadora que assolou Poços de Caldas no ano 2000.
Foi aí que vimos o quanto à cidade é solidária e a Administração da época Administração Paulo Tadeu  e Zeca Brochado era humana, portanto investiu.
Voluntários da Defesa Civil trabalhavam 24 h, fazendo revezamento. Só tinha um objetivo acolher as pessoas, dar-lhes esperança de dias melhores.
Zeca Brochado literalmente arregaçou as barras da calça e pôs os pés na lama ou melhor os joelhos, pois a lama chegava até os joelhos e água até o pescoço. Somou-se aos voluntários.
As pessoas comovidas com a situação ajudavam como podiam. Postos de combustíveis abasteciam caminhões de voluntários, responsáveis em remover mudanças, Alcoa e Prefeitura sediam marmitex para voluntários e desalojados.
 A Defesa Civil tinha uma estrutura invejável, voluntários preparados para atender diversas situações, estoque de roupas, comidas e moveis. Prefeitura oferecia condução aos voluntários e a Circullare Vale Transportes em alguns casos.
 Hoje, nem se ouve falar da Defesa Civil. O que sabemos é que voluntários são poucos, não têm nenhuma estrutura. Quando solicitada para vistoria, não comparece e quando  comparece pouco faz. Nem mesmo relatório é capaz de fazer.
Mas não podemos deixar de enfatizar que a comunidade também tem sua parcela de culpa. Pois não colabora com a limpeza pública, bem que nem mesmo os lixeiros de uma empresa terceirizada estão preocupados com isso. Mas esse é  outro assunto que iremos tratar aqui.
Voltando a parcela de culpa da comunidade, lixos são jogados em terrenos baldios, em rios e não é só isso, de acordo com o ambientalista  Reinaldo Fernandes Bongarten, vamos dizer que a população tem em torno de 70% de culpa em relação ao lixo despejado nas ruas, pra se ter uma  idéia se fizermos uma coleta de dados sobre o que causa a enchente nas cidades, bom , primeiramente o modelo de boca de lobo ou bueiro, mais o estilo da caída d’água e os furinhos são muito pequenos aonde enrosca sacolas plásticas, gravetos, galhos, gato morto e muito mais, mas o que mais vejo é panfleto de supermercado e anuncio de gás, ou seja, poluição por marketing excessivo, tudo porque a população ao entrar em sua residência, avista em seu portão um panfleto de anúncios de produtos alimentícios no vão aonde abre o portão, a pessoa abre o portão o panfleto cai no chão o vento leva e ela não corre atrás para pegar, quem  nunca fez isso que atire a primeira pedra, no mais são os entulhos descartados em terrenos que acumula água e quanto mais chove mais piscinas vão surgindo ocasionando a famosa enchente, finaliza.

   Margens do Rio ( Fundos da Rua Mário de Paiva)
  (Equipe de Prontidão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog reserva o direito de não publicar comentários ofensivos de caráter pessoal, tampouco xingamentos.
A utilização desta ferramenta é exclusivamente de interesse público.