quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Chico Rei Clube dos tempos áureos a decadência...





O Chico Rei Clube de Poços e Caldas foi fundado em 1963, com a intenção de promover e integrar na sociedade, os afro-descendentes de Poços de Caldas. Uma ousada atitude presidida por Mário Benedito Costa.
Mas somente em 1973 com a aquisição da sede, deu-se início a trabalhos visando à valorização do negro, a recuperação das suas raízes e da sua cultura.
Em sua sede acontecia todos os finais de semana bailes, sendo estes muito freqüentado. Faziam concurso de miss raça negra e em época do carnaval faziam matinê para crianças e tinha um bloco que saía nas ruas.
Muita gente guarda boas recordações do Chico Rei, do seu David que foi Presidente e dedicou-se muito àquele lugar, a Professora Tita que era diretora de cultura e mais tarde tornou-se presidente e durante sua gestão o Chico Rei Clube passou a ser Centro de Cultura Afro-brasileira Chico Rei.

O Centro de Cultura Afro-brasileira Chico Rei, teve por alguns tempos com suas atividades paralizadas, e nesse período era alugado para festas.

Por volta de 1994/95 todos os sábados acontecia  show com Os Nascentes do Samba...

Em 2000, com a chuva que assolou Poços de Caldas, serviu de moradia para um grupo de desabrigados.

Em 2001, torna-se instituição de utilidade Pública.
Lei 7450/01 | Lei nº 7450 de 13 de junho de 2001 de Pocos de Caldas
DÁ NOVA REDAÇÃO À LEI N. 1.279, DE 19 DE MARÇO DE 1966, QUE "DECLARA DE UTILIDADE PÚBLICA O CHICO REI CLUBE DE POÇOS DE CALDAS".
Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte lei:
Art. 1º - Fica reconhecido como instituição de utilidade pública o Centro Cultural Afro-brasileiro Chico Rei S/C, em decorrência da transformação da entidade devidamente registrada no Cartório de Registro de Títulos e Documentos, retificados e ratificados os termos da Lei Municipal n. 1.279, de 19 de março de 1966 que "Declara de utilidade pública o Chico Rei Clube de Poços de Caldas", por tratar-se da mesma entidade, conforme estatutos que ficam fazendo parte integrante do Processado Legislativo n. 125/2001.
Art. 2º - Revogadas as disposições em contrário, esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Poços de Caldas, 13 de junho de 2001.
Paulo Tadeu Silva D`Arcadia
Prefeito Municipal

Em 2004 é utilizado pelo Plano Municipal da Juventude ( aulas de Capoeira)

Já em 2008 o Centro Cultural trabalhou na realização de oficinas de artes plásticas, fotojornalismo, capoeira, dança, teatro, grafitismo, entre outras, voltada para adolescentes entre 11 a 17 anos e 11 meses, que se encontram em situação de risco social. Atualmente atende cerca de 60 adolescentes.

Em 03 de fevereiro de 2009
O prefeito Paulo César Silva assinou, convênios com entidades que prestam serviços à comunidade nas áreas de promoção social, educação e esporte, num total de R$ 6.020.780,68. A solenidade de assinatura foi realizada no Palace Casino, com a presença de diretores das instituições, secretários municipais e vereadores.
Ao Centro Cultural Afro Brasileiro Chico Rei foi estipulado o valor de  R$ 80.892,00...

Em Julho de 2011- O CENTRO CULTURAL AFRO-BRASILEIRO - CHICO REI, ENTIDADE DE TRADIÇÃO EM POÇOS, PASSA POR DIFICULDADES FINANCEIRAS. SEGUNDO A ATUAL DIRETORIA, O CLUBE CORRE O RISCO DE ENCERRAR AS ATIVIDADES POR CAUSA DE DÍVIDAS DEIXADAS PELA GESTÃO ANTERIOR.

Fontes:
(http://educa.fcc.org.br)
(http://wwwskate4fun.blogspot.com)
(http://www.tvpocos.com.b)





Um comentário:

  1. Boa tarde fico contente em saber que Chio Rei continua fazendo um belo servico comunitario,mesmo pq meu pai Edmilson Sampaio sobrinho de Mario Costa passou uma boa parte de sua infancia e adolescente participando dessa familia,parabens.

    ResponderExcluir

O Blog reserva o direito de não publicar comentários ofensivos de caráter pessoal, tampouco xingamentos.
A utilização desta ferramenta é exclusivamente de interesse público.