terça-feira, 27 de setembro de 2011

Prognóstico Meteorológico para o Período Chuvoso 2011/2012 em Minas Gerais – Minas Tempo

Historicamente, o período chuvoso em Minas Gerais começa em outubro e termina em abril. O calor associado à presença de frentes frias, vindas da região Sul do Brasil, organizam chuvas no início de outubro nas regiões do Triângulo, Oeste e Sul. Em meados do mês, as chuvas começam a ocorrer nas regiões Central, Zona da Mata e Noroeste e, somente no final do mês é que ocorrem nas regiões Norte e Leste.
As chuvas em Minas Gerais são normalmente influenciadas quando há presença dos fenômenos El Niño e La Niña. Em anos de El Niño, as chuvas nos meses de dezembro e janeiro são provenientes de frentes frias e ocorrem durante vários dias seguidos. Em anos de La Niña, os temporais são mais frequentes nos meses de janeiro e fevereiro e as chuvas não têm boa distribuição, ocorrendo o veranico (sequência de dias sem chuvas).
O Gráfico a seguir mostra a probabilidade de ocorrência dos fenômenos El Niño e la Niña.


Pode-se verificar que a probabilidade é mais alta de uma situação neutra, entretanto, há uma probabilidade de 20% de atuação do La Niña. Em anos quando não estão atuando os dois fenômenos, as ondas de calor começam a atuar nos meses de setembro e outubro e, consequentemente, os temporais ocorrem com maior frequência.

Previsão Climática mês a mês

Outubro
Temporais isolados nas regiões do Triângulo, Oeste, Sul, Zona da Mata e Central. Não há previsão de chuvas significativas para as regiões Norte e Nordeste.
Novembro
Temperaturas elevadas na primeira quinzena. Previsão de chegada de frentes frias na segunda quinzena e com chuvas em torno da média histórica em boa parte do estado.
Dezembro
Na primeira quinzena, as chuvas deverão ser isoladas, na forma de pancadas. As frentes frias deverão ficar estacionárias na segunda quinzena, com maior atuação nas regiões Oeste, Sul, Central e Zona da Mata.
Janeiro
As temperaturas deverão ficar acima da média histórica e as chuvas não serão bem distribuídas. Nas regiões Norte e Nordeste, as precipitações deverão ficar muito abaixo da média histórica.
Fevereiro
Previsão de passagem de 2 a 3 frentes frias, com chuvas acima da média em todas as regiões do estado.
Março
Ondas de calor deverão marcar o mês de março o que irá facilitar a formação de grandes temporais.
Abril
Previsão de chuvas de fraca intensidade somente nos primeiros dias do mês.

Prof. Ruibran dos Reis.
Coordenador do Minas Tempo e prof. da PUC Minas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog reserva o direito de não publicar comentários ofensivos de caráter pessoal, tampouco xingamentos.
A utilização desta ferramenta é exclusivamente de interesse público.