sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Câncer de mama masculino

O câncer de mama é uma doença maligna que muito preocupa as mulheres, mas e os homens? Por que não se preocupam com esse mau? Como mamíferos, os homens também possuem as glândulas mamárias e também estão propensos a adquirir a doença.

Antigamente a doença se manifestava raramente em homens, porém, nos últimos anos o número de homens com esse problema vem crescendo assustadoramente. Em proporção, a doença se manifesta em um homem para cada dez mulheres.

Para diagnosticar a doença verifica-se a mama do paciente, que apresenta nódulos duros aderentes à pele, crescimento e inchaço das glândulas. Esse inchaço muitas vezes confunde os médicos por ser semelhante à ginecomastia, crescimento da mama masculina provocada pelo acúmulo de gordura.

O tratamento é semelhante ao feminino, pois depende do grau da doença e do estado de saúde do indivíduo. Quanto mais precoce o tratamento, melhor será o resultado. Realiza-se primeiramente a biópsia excisional. Posteriormente, utiliza-se mastectomia radical modificada, radioterapia e a quimioterapia. Após o tratamento realiza-se biópsia da cadeia mamária interna após tratamento para verificação de metástase.
Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

(FONTE:http://www.brasilescola.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog reserva o direito de não publicar comentários ofensivos de caráter pessoal, tampouco xingamentos.
A utilização desta ferramenta é exclusivamente de interesse público.