quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Aberta inscrição para a corrida que incentiva a doação de medula óssea


Publicação: 30/08/2011 17:55 Atualização:
Com objetivo de aumentar o número de doadores de medula óssea no país, a Fundação do Câncer, que tem como parceiro o Instituto Nacional do Câncer (Inca), abriu inscrições para a 3ª Corrida e Caminhada com Você, pela Vida – Doe Medula Óssea. A competição será realizada em dezembro, no Rio de Janeiro, e abrirá a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea.

O superintendente da Fundação do Câncer, Jorge Alexandre Cruz, destacou a importância do evento na conscientização das pessoas sobre a necessidade do país ter um número cada vez maior de doadores de medula óssea. “Eu acho que é um ganho muito grande, porque você consegue falar sobre doação de medula óssea, sobre necessidade de doação, sobre o que é isso e para que serve. Você consegue, durante um período significativo, informar melhor a população e falar para ela a importância de ser um doador. Com isso, você salva vidas”.

Cruz lembrou que na corrida do ano passado cerca de 2 mil pessoas se inscreveram, das quais 224 cadastraram-se como doadores. Ele espera que este ano o número de competidores aumente, aumentando também o número de doadores. A idéia é “aumentar 50% a cada ano, até ter a cidade toda do Rio de Janeiro participando da nossa corrida”. Em 2011, ele acredita que será um ganho se 10% dos participantes se inscreverem como doadores.

O Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) tem, atualmente, 2,3 milhões de doadores cadastrados. Qualquer pessoa, na faixa etária dos 18 anos a 54 anos de idade, pode se cadastrar como doador, desde que não tenha doença infecciosa transmissível pelo sangue. O transplante de medula óssea é a única chance de cura para leucemias agudas e crônicas, vários tipos de anemias graves adquiridas e congênitas, vários tipos de imunodeficiências, linfomas e tumores.

As pessoas interessadas em participar da competição podem se inscrever pelo site www.cancer.org.br até o dia 6 de dezembro.

Da Agência Brasil
Fonte: http://www.dnonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog reserva o direito de não publicar comentários ofensivos de caráter pessoal, tampouco xingamentos.
A utilização desta ferramenta é exclusivamente de interesse público.