quarta-feira, 13 de julho de 2011

"A pior guerra é a guerra contínua contra a natureza, que é silenciosa, que destrói ao longo do tempo." Fernando Henrique Cardoso


Os resíduos de construção e demolição consistem em concreto, estuque, telhas, metais, madeira, gesso, aglomerados, pedras, carpetes, etc. Muitos desses materiais e a maior parte do asfalto e do concreto utilizado em obras podem ser reciclados. Esta reciclagem pode tornar o custo de uma obra mais baixo e diminuir também o custo de sua disposição.
Na maioria das vezes, o entulho é retirado da obra e disposto clandestinamente em locais como terrenos baldios, margens de rios e de ruas das periferias. O custo social e ambiental disto foge ao controle dos cálculos, apesar de suas conseqüências serem permanentemente notáveis. Percebe-se a degradação da qualidade de vida urbana em aspectos como transportes, enchentes, poluição visual, proliferação de vetores de doenças, entre outros. De um jeito ou de outro, toda a sociedade sofre com a deposição irregular de entulho.
 
Projeto da Reciclagem de Entulho, com o objetivo de eliminar pontos clandestinos não seria a solução? O entulho é um resíduo de grande volume, ocupando muito espaço nos aterros; seu transporte, em função não só do volume, mas do peso, torna-se caro. A reciclagem e o reaproveitamento do entulho, torna-se de fundamental importância para o controle e minimização dos problemas ambientais causados pela geração de resíduos.
Matéria publicada no Informativo Recicloteca Nº9 - abril, maio e junho e 1999 



Há 12 anos essa matéria foi publicada, que avanços tivemos? A cada dia aumenta o número de lixo e entulho jogados em terrenos baldios e em áreas mais afastadas.







 
O tratamento do entulho permite a produção de material para uso em base e sub-base para pavimentação de ruas e estradas, produção de bloquetes, briquetes, meio-fio e “rip-raps”.
                                                                                                                                             Patrícia Tristão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog reserva o direito de não publicar comentários ofensivos de caráter pessoal, tampouco xingamentos.
A utilização desta ferramenta é exclusivamente de interesse público.