sábado, 30 de julho de 2011

Poste ecológico, até de mais!!!!!!!

"Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma."
( Antoine Lavoisier ) 

Isso é o que aconteceu no Parque José Afonso Junqueira. Árvore foi transformada em poste...




 (Fotos: Poços de Prontidão)

" No momento em que tomamos consciência de que somos cidadãos do mundo e de que o sentido da nossa vida está fortemente relacionado ao planeta, é necessário rever o nosso estilo de vida, até então poluidor e consumista.
A preservação do meio ambiente depende de uma consciência ecológica e esta consciência depende da educação" (DAGOTTI)

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Terceirização otimizou coleta de lixo?Onde?











De acordo com o que foi postado no Portal da PMPC em 11/03/ 2011, a terceirização otimizou coleta de lixo em Poços de Caldas.
Diga-se de passagem, que as reclamações triplicaram e o coordenador da Divisão de Limpeza da Secretaria Municipal de Serviços Públicos Rogerlan dos Santos e Silva, vive sendo requisitado pela imprensa para dar explicações.
O método utilizado pela empresa não agradou os moradores, uma vez que dois funcionários vêm à frente amontoando o lixo e algum tempo depois o caminhão passa recolhendo. Isso faz com que o serviço fique ineficiente, pois ao amontoarem alguns sacos de lixo rasgam ou abrem e no intervalo entre o amontoar e recolher cachorros faz a festa. Quando o caminhão passa, recolhem somente o que estão nos sacos, o que ficou espalhado permanece ali.
A imundície e mau cheiro tomam conta do local.
Rogerlan disse que por diversas vezes já solicitou a empresa a mudança do sistema. Mas o que vemos é que sua solicitação não é atendida.
Quem dita as regras da contratação?
E aí? Não existe nem uma cláusula no contrato referente ao não cumprimento da ordem de serviço? Vai ficar assim até terminar o contrato?
Grande otimização! Alguns bairros já não contam com o serviço de garis e a empresa contratada para recolher o lixo, deixa parte deste para trás.
É, a coisa ta difícil! 

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Campeonato de handebol em Poços de Caldas...


Poços sediará o campeonato de handebol que vai acontecer no período de 2 a 6 de agosto. Atletas de várias partes do país, com idade de 15 e 16 anos, estarão participando do torneio.
Ao todo 11 times estarão compondo a seleção que estará presente no município.
Para o secretário de Esporte e Lazer, Carlos Alberto dos Santos (Lelo), é uma satisfação e uma grande oportunidade do município ter sido escolhido, devido à estrutura oferecida tanto em alojamento, quanto em estádios e quadras onde os jogos serão realizados.
(fonte: www.parabrisa.com.br)

Como é? O Município de Poços de Caldas foi escolhido devido à estrutura oferecida em alojamento, estádios e quadras?
Senhor secretário de esportes, como handebol não é jogado em estádios o senhor deveria nem ter citado os estádios. Porque se for conferido de perto, veremos que a estrutura não é lá essas coisas. Exemplo : Estádio João Batista Gonçalves “Prontidão”, como já foi retratado pelo blog sabjdkennedyi.blogspot.com e também em reportagem pela TVPOÇOS.

 Já foi vergonhoso ver alguns jogos do BRAZIL CUP ( Maior torneio internacional de futebol de base do Brasil) sendo realizado no Estádio João Batista Gonçalves, num local que não tem nenhuma infra-estrutura. Melhor, sem nenhuma segurança tanto para os atletas como para os torcedores.
Agora, Campeonado de Handebol nas quadras de Poços.
Jogadores cuidado para não serem alvejados por pombos.



O verdadeiro hipócrita não é o que dissimula, mas o que tenta persuadir os outros daquilo em que ele não acredita. (Ievetuchenko)

Poços de Caldas e o descaso com o meio ambiente...

É grande a preocupação com a quantidade de peixes que estão morrendo na Represa Bortolan em Poços de Caldas. Na tarde de quarta-feira, dia 27 de julho, os vereadores Joaquim Sebastião Alves, Valdir Sementille e Jonei Leandro Eiras, foram averiguar de perto o que vem ocorrendo.
A comerciante Sueli Catto cedeu um barco para levar os vereadores e a imprensa a alguns locais que, supostamente, são a causa do desastre ambiental e da mortandade de peixes. Moradores das redondezas e pessoas que frequentam o local, dizem que os peixes apareceram mortos há cerca de duas semanas, logo após a aplicação de agrotóxico numa plantação que fica às margens da represa.
Os peixes encontrados mortos são, na maioria, lambaris. Muitos ficam na superfície e a quantidade encontrada é considerada grande.
Como ficam na superfície e seguem em direção a uma vazante, encalham e entram em decomposição, provocando mau cheiro.
O fato foi registrado pelos legisladores e um pedido de avaliação será encaminhado com urgência para os órgãos competentes ainda esta semana. 

(Fonte:www.parabrisa.com.br)
 
 
E o lixo reina neste lugar...

Sujeito indeterminado...portanto, problema não solucionado!


Na manhã desta quarta-feira (27), se reuniram na Delegacia de Polícia Civil, integrantes da Rede de Proteção à Juventude e à Infância (Proteji) de Poços de Caldas e autoridades da área de segurança do município, com intuito de discutir a situação de adolescentes infratores...
...
As reuniões da rede Proteji acontecem desde 2009 e suas realizações estão previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que prevê  ainda ações conjuntas na sociedade, para garantir o atendimento dos direitos das crianças e dos adolescentes. A rede é formada por 20 órgãos municipais, inclusive a Secretaria Municipal de Promoção Social.
(Fonte: Portal PMPC) 
OBS; O que nos chama a atenção é que estas reuniões acontecem desde 2009 e a cada dia nos deparamos mais e mais com crianças e adolescentes nas ruas. Uns vendendo doces nos semáforos, outros pedindo dinheiro ou comida e ainda outros utilizando substâncias entorpecentes. Sendo que alguns ficam abordando clientes nas portas de lanchonetes e padarias.
O que nos parece é que deparamos com a história: TODO MUNDO, ALGUÉM, QUALQUER UM E NINGUÉM:

"Que conta a história de  quatro  pessoas: Todo mundo, Alguém, Qualquer um e Ninguém. Onde havia um grande trabalho a ser feito e Todo Mundo tinha certeza de que Alguém o faria.

Qualquer Um poderia tê-lo feito, mas Ninguém o fez.

Alguém se zangou porque era um trabalho de Todo Mundo. 
Todo Mundo pensou que Qualquer Um poderia fazê-lo, mas Ninguém imaginou que Todo Mundo deixasse de fazê-lo.

Ao final, Todo Mundo culpou Alguém quando Ninguém fez o que Qualquer Um poderia ter feito..."  
Poços está assim:
A democracia pressupõe a participação de todo mundo, mas nossa cultura indica que nem Todo Mundo participa e normalmente, aguardam que seus representantes, nas mais diversas formas de sociedade organizada, realizem o trabalho por todos. (Luiz Felipe Morais Lopes)
Os moradores de rua são muito estigmatizados pelos cidadãos da cidade. Eles despertam medo, nojo e descaso. As relações sociais dominantes cultuam a idéia da intolerância frente aos "diferentes e/ou aos desiguais", prevalecendo os interesses consumistas e individualistas que giram ao redor do mundo das coisas em proporção inversa à valorização dos homens. A própria condição de não identidade leva ao conformismo, que faz dessa "população" um objeto passivo de coerção. (Marisa  Borin 2003:122). 
Qual solução encontrada nesta reunião?

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Nenhuma coisa, nem outra...muito menos a outra...

Engraçado, durante campanha política bravejam em alto e bom som que vão fazer isso ou aquilo. Alguns mais ousados até fazem jornal para causar mais impacto. Mas quando ocupam o cargo eletivo, não fazem 1/3 do que foi falado em campanha.

 Exemplo Plano 23: Bom de idéias



Em quase três anos de mandato, não vi nenhuma coisa, nem outra. Pelo contrário , pessoas solicitando  vagas em creche quase que diariamente. Referente a bolsa transporte. Onde, quando, como isso aconteceu? No que se refere ao Projeto Babás comunitárias...sem comentários.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Uma Reflexão sobre: Desigualdade Social x Cidadania Consciente

Sempre existiu uma lacuna na sociedade brasileira em relação à desigualdade social. O Brasil nunca passou, em seus 500 anos, por um período de igualdade entre classes, e assim a população foi se constituindo e hoje enfrenta um processo de desenvolvimento marcado pelo início da história do país, tentando superar as diferenças para construir uma sociedade justa e igualitária.
A educação hoje tem papel fundamental para que esta realidade seja revertida, todos têm capacidade de pensar, estudar e refletir, desenvolvendo assim sua inteligência, entretanto caímos na questão de que as oportunidades de estudo são ainda diferentes para as várias camadas da sociedade brasileira. Apesar de toda modernidade que nos rodeia e da alta tecnologia, ainda não podem ser comprovadas as possibilidades para que os cidadãos exerçam a cidadania, usufruindo seus direitos e praticando com dignidade seus deveres.
Pode-se considerar então que o não acesso aos direitos básicos significa também que uma grande parcela da população não tem voz ativa no processo de desenvolvimento humano estabelecido pela sociedade. Fica claro que esse grupo social encontra-se apartado de momentos importantes que permeiam o conjunto da sociedade, ou seja, está excluído, não usufrui de todos os bens e serviços que lhe são de direito.
Eis posta à questão: o povo continuará inerte a desigualdade que o aflige? Continuará adaptado a um sistema que o exclui e o explora? Se as respostas a estes questionamentos fossem contrárias, seria dado o primeiro passo para uma grande mudança ideológica, governamental e prática dentro da realidade econômica brasileira, do contrário, a reprodução do sistema capitalista irá continuar, e a proposta neoliberal de governo, longe de nos levar a modernidade, nos levará a ter profundas dificuldades para que todos os seres humanos tenham dignidade e possam exercer de fato a cidadania.
Nós, profissionais da educação, somos grandes responsáveis para que o conhecimento possa chegar a todos os cidadãos, para que os indivíduos passem a ser politizados e capazes de obter um pensamento crítico diante da realidade na qual estão inseridos, somos os atores principais para propor ações eficazes para o resgate de uma cidadania consciente, onde os deveres dos cidadãos são cumpridos em sua totalidade e os direitos usufruídos com dignidade.
Fernanda Paro

Realidade de Poços de Caldas. Necessário se faz que as comunidades lutem por seus direitos.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Plano 23 diz: Bom de idéias...mas na prática a coisa é bem diferente...

 Você viu o quanto o servidor foi valorizado nesta administração? Bom de papo não de prática!
Bons lideres fazem as pessoas sentir que elas estão no centro das coisas, e não na periferia. Cada um sente que ele ou ela faz a diferença para o sucesso da organização. Quando isso acontece, as pessoas se sentem centradas e isso dá sentido ao seu trabalho. (Warren Bennis)

Sr. Prefeito essa é uma comunidade saudável?

 De tanto postergar o essencial em nome da urgência, termina-se por esquecer a urgência do essencial”. (Hadj Garm Orin) ...


Jardim Kennedy II











" Levantem os olhos sobre o mundo e vejam o que está acontecendo à nossa volta, para que amanhã não sejamos acusados de omissão se o homem, num futuro próximo, solitário e nostálgico de poesia, encontrar-se sentado no meio de um parque forrado com grama plástica, ouvindo cantar um sabiá eletrônico, pousado no galho de uma árvore de cimento armado."

  Manoel Pedro Pimentel 

domingo, 24 de julho de 2011

A falta da consciência ecológica ...

A cada dia é alarmante a quantidade de lixo jogados nos terrenos baldios, encostas, rios... Isso tudo se deve a falta de educação ambiental e consciência ecológica da população.

A necessidade da consciência ecológica é imprescindível e já passou da hora de todos perceberem e estarem cientes que a mudança começa dentro de casa ou seja repensar o estilo de vida, reduzindo o consumo, reutilizando o que for possível e reciclando o que não for. Pequenos atos, grandes atitudes só dependem de você e é claro de nossos governantes. Destes, devemos cobrar políticas públicas que saiam do papel e venham de encontro com nossa realidade.


Imagens da área ao redor da avenida que faz ligação do Jardim Europa ao Santa Maria. LAMENTAVEL!!!









“O que eu faço é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor.”
Madre Teresa de Calcutá

sábado, 23 de julho de 2011

Observe o que acontece dentro do carro quando você para no semáforo da João Pinheiro...

   Foto:Rubens Caruso Junior

Dá a impressão que o motorista está vindo de encontro com um carro com farol de luz de xenon.  A intensidade de luz é muito forte, é uma verdadeira explosão luminosa que acaba por ofuscar a visão do motorista.

SAMU Poços de Caldas fará 6 anos, Será que prosperou nesse período?


Ministério da Saúde inaugura Samu em Poços de Caldas (MG)

08/12/2006 - 07:20

O Ministério da Saúde inaugurou, nesta quinta-feira (7/12), em Poços de Caldas (MG), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192). A central de regulação médica do Samu contará com três ambulâncias, das quais uma é Unidade de Suporte Avançado (USAs) e duas, Unidades de Suporte Básico (USBs).
 Fonte: http://www.fomezero.gov.br

Durante a campanha para prefeito, foi vinculado um livreto chamado Plano 23: principais Compromissos de Governo CIDADE SAUDÁVEL, que correspondia 23 idéias para melhorar nossa cidade.
O Plano 6 (seis) era o seguinte:
 De acordo com o Portal da Saúde:

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - 192. Em 2011, informações referentes ao mês de junho .
Localidade: Poços de Caldas/MG - 151.454 habitantes  
   
  2006 2007 2008 2009 2010 2011
 SAMU que atende o município  SAMU Poços de Caldas   SAMU Poços de Caldas   SAMU Poços de Caldas   SAMU Poços de Caldas   SAMU Poços de Caldas   SAMU Poços de Caldas 
 Municípios cobertos 1 1 1 1 1 1
 Ambulâncias básicas 2 2 2 2 2 2
 Ambulâncias avançadas 1 1 1 1 1 1
 Ambulâncias básicas habilitadas no município - - - - - -
 Ambulâncias avançadas habilitadas no município  - - - - - -
 Fonte: CGUE/DAE/SAS/MS
 
 
Portanto o SAMU não cresceu e nem se multiplicou, somente seus funcionários se  desdobraram pelo número de ocorrências diárias e o que é pior precisou fazer até campanha contra a qualidade do marmitex fornecido aos funcionários.